O antigo Twitter tem uma agora uma secção que parece o LinkedIn: chama-se X Jobs Search e dá para procurar emprego.
A rede social X (antigo Twitter) lançou na sua versão web uma secção para as pessoas procurarem vagas de emprego.
Oficialmente chamada X Jobs Search, a ferramenta estava em versão Beta desde agosto para contas verificadas e agora chega para todo o público.
A empresa informou que a novidade será disponibilizada em breve também para Android e iOS.
A solução do X para listar vagas de trabalho é bastante simples nesta fase de lançamento e apresenta apenas dois campos de pesquisa: uma área para pesquisar por palavras-chave e outra para definir a localização.
Como era de se esperar, a quantidade de posições anunciadas para as cidades brasileiras ainda é bastante limitada. No teste do Canaltech com a ferramenta, encontramos vagas para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas nada para Curitiba, Salvador ou Belo Horizonte, por exemplo.
Entre os anúncios há ofertas para programadores, designers, engenheiros de dados, administradores financeiros e especialistas em cibersegurança — o que revela uma predominância da área de tecnologia.
No entanto, a ferramenta ainda é pouco prática. Primeiro porque todas as descrições encontradas estão em inglês; além disso, não há um recurso para se candidatar às vagas pela plataforma. As páginas apresentam apenas um botão “Apply now” que redireciona as pessoas para outros sites de recrutamento.
É possível que a secção de vagas pelo X evolua e ganhe mais recursos no futuro. Recentemente, a plataforma atualizou a sua política de privacidade para incluir o consentimento sobre a recolha de dados relacionados com o histórico profissional das pessoas, o que sinaliza que funções mais avançadas de busca de emprego podem estar em desenvolvimento.
O dono da companhia, Elon Musk, prometeu que o seu “concorrente do LinkedIn será bom”, ao anunciar a novidade no final de agosto. Na ocasião, o bilionário disse que a rede social da Microsoft tem um “nível de vergonha alheia muito alto”.
A publicação da secção de vagas de emprego pelo X faz parte do plano de Musk em transformar o antigo Twitter numa superapp com múltiplas funções. O empresário inspira-se na app chinesa WeChat e espera incluir inclusive serviços financeiros pela plataforma.
Numa reunião recente com funcionários, o bilionário disse que o Twitter vai substituir a conta bancária das pessoas e exigiu que esses recursos sejam implementados até ao final de 2024.
// CanalTech