Processos judiciais mais importantes do país guardados em cave de fácil acesso

portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

Alguns dos processos judiciais mais mediáticos e importantes do país estão guardados no corredor de uma cave, num espaço de fácil alcance, nas instalações do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de Lisboa.

O alerta é dado pelo Diário de Notícias, que reporta que os arquivos de processos como a Operação Marquês, que implica José Sócrates, o caso BPN e a Operação Furacão estão guardados num corredor da cave do DCIAP, no estacionamento subterrâneo, na rua Alexandre Herculano.

“O espaço está apenas delimitado por uma rede que separa o arquivo de Rosário Teixeira [procurador do Ministério Público responsável pelos processos citados] das zonas de estacionamento e circulação de veículos”, descreve o jornal.

Este será, contudo, apenas um dos detalhes que evidencia a alegada falta de segurança das instalações do DCIAP e que foi detectado por uma auditoria de inspecção, realizada em Março de 2014. As conclusões dessa auditoria só agora são divulgadas pelo DN, que nota que os inspectores detectaram “falta de segurança, de condições de trabalho e de organização”.

O Diário de Notícias aponta que essa inspecção “arrasa em toda a linha o departamento do Ministério Público responsável pela investigação à grande criminalidade económico-financeira do país”, citando, nomeadamente, que é possível entrar no edifício sem qualquer registo e controle e que há até casos de “magistradas que foram seguidas até ao interior das instalações por indivíduos que as importunaram na rua, passando livremente pela portaria”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Achados da Idade do Bronze descobertos em Mafra

Vestígios da Idade do Bronze foram encontrados durante a construção do Centro de Saúde de Mafra e são os mais antigos até agora descobertos na vila, disse esta segunda-feira à Lusa a arqueóloga Ana Catarina …

Filho de José Eduardo dos Santos em prisão preventiva

O filho do ex-Presidente angolano está em prisão preventiva por suspeita de vários crimes. Vários jornais estão a avançar que José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano, está em prisão preventiva. Em causa estão os crimes …

Metallica regressam a Portugal

A banda americana regressa a Portugal a 1 de maio de 2019, num concerto no estádio do Restelo, em Lisboa. O concerto em solo luso da digressão WorldWired será o primeiro de 20 concertos agendados …

Jovem indonésio sobreviveu 48 dias à deriva no Pacífico

Um jovem indonésio sobreviveu 48 dias com a ajuda de uma plataforma para captura de peixe até ter sido resgatado por um cargueiro a cerca de dois mil quilómetros do território norte-americano de Guam, no …

Câmara de Braga condenada a pagar mais 4 milhões pelo Estádio

Construído nos mandatos de Mesquita Machado, o estádio tinha um orçamento inicial de 65 milhões, mas acabou por custar mais de 150 milhões. O Tribunal Administrativo e Fiscal condenou a Câmara de Braga a pagar mais …

Movimento de Rui Moreira confronta António Costa sobre Infarmed

A Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento pediu, este domingo, ao primeiro-ministro que esclareça se apoiou o ministro da Saúde na decisão de reavaliar a eventual transferência do Infarmed para o Porto. A associação Porto, o …

Nova acusação de assédio sexual contra juiz nomeado por Trump para o Supremo

O juiz nomeado pelo Presidente dos EUA para o Supremo Tribunal foi acusado por uma segunda mulher, este domingo, de assédio sexual na década de 80.  A New Yorker noticiou, este domingo, que os democratas que …

"Hard Brexit" pode ser o fim do Reino Unido

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tem sido alertada por elementos do seu Executivo para o possível desmembramento do Reino Unido, num cenário de saída da União Europeia sem acordo, o chamado ‘hard Brexit’. Após …

Duas sondas japonesas pousaram num asteróide e fizeram História

Pela primeira vez na história, o Homem conseguiu aterrar dois rovers não tripulados num asteróide. A proeza histórica aconteceu este sábado e deveu-se aos japoneses. "Fiquei impressionado com o que conquistamos no Japão. Este é apenas …

Milionário da Somague declara falência e pede perdão de 67 milhões de euros

O ex-presidente da Somague, Diogo Vaz Guedes, declarou falência, pedindo o perdão de dívidas superiores a 67 milhões de euros. O Novo Banco e o BCP estão entre os credores do milionário. O jornal Correio da …