Processos judiciais mais importantes do país guardados em cave de fácil acesso

portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

Alguns dos processos judiciais mais mediáticos e importantes do país estão guardados no corredor de uma cave, num espaço de fácil alcance, nas instalações do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de Lisboa.

O alerta é dado pelo Diário de Notícias, que reporta que os arquivos de processos como a Operação Marquês, que implica José Sócrates, o caso BPN e a Operação Furacão estão guardados num corredor da cave do DCIAP, no estacionamento subterrâneo, na rua Alexandre Herculano.

“O espaço está apenas delimitado por uma rede que separa o arquivo de Rosário Teixeira [procurador do Ministério Público responsável pelos processos citados] das zonas de estacionamento e circulação de veículos”, descreve o jornal.

Este será, contudo, apenas um dos detalhes que evidencia a alegada falta de segurança das instalações do DCIAP e que foi detectado por uma auditoria de inspecção, realizada em Março de 2014. As conclusões dessa auditoria só agora são divulgadas pelo DN, que nota que os inspectores detectaram “falta de segurança, de condições de trabalho e de organização”.

O Diário de Notícias aponta que essa inspecção “arrasa em toda a linha o departamento do Ministério Público responsável pela investigação à grande criminalidade económico-financeira do país”, citando, nomeadamente, que é possível entrar no edifício sem qualquer registo e controle e que há até casos de “magistradas que foram seguidas até ao interior das instalações por indivíduos que as importunaram na rua, passando livremente pela portaria”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …

Trump confirma: Diretor da CIA reuniu-se com Kim Jong-un

O Presidente dos Estados Unidos confirmou, esta quarta-feira, que o diretor da CIA fez uma visita secreta à Coreia do Norte na semana passada para se reunir com Kim Jong-un. Através da sua conta no Twitter, …