Processos de adoção em Lisboa parados há meses. Única funcionária estava de baixa

No Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa só há uma funcionária a receber candidaturas. Desde que entrou de baixa, os candidatos deixaram de ser avaliados e a lei não está a ser cumprida.

Os processos de adoção estão parados há meses no distrito de Lisboa uma vez que a única funcionária do Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa, que trata dos processos dos candidatos, está de baixa. Segundo o Diário de Notícias, há vários candidatos que entregaram os documentos em 2019 e que estão com o processo parado.

A situação de haver apenas uma funcionária não é nova. O DN citou algumas fontes do setor que afirmam que esta situação já se faz sentir há algum tempo, “desde que houve cortes no número de funcionários na Segurança Social”. “O que aconteceu é que a funcionária esteve de baixa e não havia ninguém que a pudesse substituir.”

A lei prevê que o processo de avaliação esteja concluído no espaço de seis meses. Por esse motivo, são vários os candidatos que começaram a telefonar para os serviços da Segurança Social. No entanto, adianta o DN, as respostas são vagas: “A colega que trata das candidaturas está de baixa e não se sabe quando volta”; “todos os processos estão com atraso”; “ninguém está a passar à frente de ninguém. Nenhum candidato de 2019 está a ser chamado”.

O diário contactou o Instituto da Segurança Social, I.P., que referiu apenas que “no presente não se verificam constrangimentos na receção e manifestação da intenção de adotar”. Sobre a pergunta concreta, não houve qualquer resposta.

Apesar de a funcionária que estava de baixa já ter voltado ao trabalho, está com muitas dificuldades em despachar os processos que se acumularam nos últimos meses. Há ainda casais à espera de serem chamados para a sua primeira entrevista para que possam assim dar início ao processo de avaliação.

Para alguém que queira dar início a este processo, o primeiro passo é inscrever-se nos serviços de adoção da Segurança Social. Depois de reunidos todos os documentos e da frequência da chamada Formação A, os candidatos entregam o seu processo.

A partir desse momento, a lei diz que a avaliação tem de estar concluída em seis meses, e só no final dessa data é que os candidatos são informados se estão aptos a adotar e se irão integrar a lista nacional de adotantes. Se receberem um sim, terão de esperar até que os serviços de adoção lhes apresentem uma criança.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …