Processos de adoção em Lisboa parados há meses. Única funcionária estava de baixa

No Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa só há uma funcionária a receber candidaturas. Desde que entrou de baixa, os candidatos deixaram de ser avaliados e a lei não está a ser cumprida.

Os processos de adoção estão parados há meses no distrito de Lisboa uma vez que a única funcionária do Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa, que trata dos processos dos candidatos, está de baixa. Segundo o Diário de Notícias, há vários candidatos que entregaram os documentos em 2019 e que estão com o processo parado.

A situação de haver apenas uma funcionária não é nova. O DN citou algumas fontes do setor que afirmam que esta situação já se faz sentir há algum tempo, “desde que houve cortes no número de funcionários na Segurança Social”. “O que aconteceu é que a funcionária esteve de baixa e não havia ninguém que a pudesse substituir.”

A lei prevê que o processo de avaliação esteja concluído no espaço de seis meses. Por esse motivo, são vários os candidatos que começaram a telefonar para os serviços da Segurança Social. No entanto, adianta o DN, as respostas são vagas: “A colega que trata das candidaturas está de baixa e não se sabe quando volta”; “todos os processos estão com atraso”; “ninguém está a passar à frente de ninguém. Nenhum candidato de 2019 está a ser chamado”.

O diário contactou o Instituto da Segurança Social, I.P., que referiu apenas que “no presente não se verificam constrangimentos na receção e manifestação da intenção de adotar”. Sobre a pergunta concreta, não houve qualquer resposta.

Apesar de a funcionária que estava de baixa já ter voltado ao trabalho, está com muitas dificuldades em despachar os processos que se acumularam nos últimos meses. Há ainda casais à espera de serem chamados para a sua primeira entrevista para que possam assim dar início ao processo de avaliação.

Para alguém que queira dar início a este processo, o primeiro passo é inscrever-se nos serviços de adoção da Segurança Social. Depois de reunidos todos os documentos e da frequência da chamada Formação A, os candidatos entregam o seu processo.

A partir desse momento, a lei diz que a avaliação tem de estar concluída em seis meses, e só no final dessa data é que os candidatos são informados se estão aptos a adotar e se irão integrar a lista nacional de adotantes. Se receberem um sim, terão de esperar até que os serviços de adoção lhes apresentem uma criança.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …