Dos automóveis ao Happy Meal: problemas de abastecimento já se sentem em Portugal

A pandemia de covid-19 fez muitas fábricas pararem ou reduzirem dramaticamente a produção. Como o regresso à normalidade está a ser rápido, fazem-se sentir algumas falhas nas cadeias de abastecimento. Lá fora, mas também cá dentro.

A corrida aos computadores portáteis em tempo de pandemia castigou as unidades de produção, mas a “grande fatura”, segundo o ECO, está a ser passada à indústria automóvel.

O diário escreve que, como deixaram de fazer encomendas devido à quebra da procura por automóveis, esta industria “obrigou” as grandes fabricantes de semicondutores a procurarem quem quisesse chips. Mas quando a procura recuperou, as gigantes dos chips já não conseguiram satisfazer encomendas. E continuam sem conseguir.

A Toyota já admitiu que a produção vai cair por faltarem componentes, enquanto a Mercedes-Benz Portugal disse ao matutino estar a “aguardar resposta por parte dos fornecedores para voltar a incorporar [o módulo LTE nos modelos da Mercedes]”. A Volkswagen sofre do mesmo problema e a Autoeuropa viu-se forçada a parar a produção por duas vezes.

Mas os problemas de abastecimento não afetam apenas esta indústria: estendem-se a várias outras, do Espaço ao McDonald’s.

Segundo o ECO, os problemas nos fornecimentos de componentes afetam também a SpaceX, que está a sentir falta de oxigénio líquido, essencial para fazer descolar as suas naves rumo ao Espaço.

Já a cadeia de fast food está a sentir falta de batidos e bebidas engarrafadas por causa da pandemia e do Brexit no Reino Unido. No entanto, está também a alertar os clientes para falhas em Portugal.

Na app do McDonald’s, se selecionar “Pedidos Mobile”, recebe-se um alerta para um problema de logística que está a afetar as caixas em cartão. “Devido a uma ocorrência logística, o teu pedido Happy Meal poderá ser servido sem caixa ou em saco“, lê-se.

  ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. É mentira! O povo tem guita pq não tinha onde gastar!! Andou a poupar e não aceita esbanjar mais pq sabe k vem aí hipótese de comprar barato depois de um crash!! Ninguém aceita pagar mais caro ! Acabou-se a festa e que venha o Crash p equilíbrar a balança! O sector imobiliário já afunda! Aleluia!

      • De boas intenções está o inferno cheio! Se pedir um menu do mac verá que é mentira o que aqui se diz. As correções sao funções necessárias. So falta dizer que alguém se preocupa com alguém… vivemos numa sociedade capitalista e consumista. As últimas correções trouxeram mais valias e evolução a todos. Comprei uma moradia há 3 anos e vendi no início deste ano pelo triplo. Achas normal?! Não sou hipócrita!!

        • Deves estar noutro Mundo. O que aí vem ninguém sabe. Mas o pós Pandemia ( A haver pós Pandemia) . Se a União Europeia se mantiver talvez tenhamos a possibilidade da coisa se manter. Mas não acredito que assim seja. Estas Democracias dificilmente se vão aguentar. E o que aí vem serão regimes duros .Tipo China, Coreia do Norte etc, etc,.

        • Então agora aguardas o crash para comprar outra moradia, por metade do que compraste há 3 anos? Se vendeste pelo triplo, até podes comprar 6 e pôr a render

          • Claro! Achas q vivo como? alguém tem de pagar o meu modo de vida e eu agradeço o Crash q chegou! So faço e vivo como aprendi com os outros! Não vou ser parvo e ser diferente! Em breve terei com uma moeda, tudo o k desejar enquanto milhares passarão fome e eu nem vou querer saber! Kkkkk não me tivesses ensinado enquanto gozavam! Este é o meu momento! Sou um verdadeiro ser-humano, puro e cru..um egoísta sem escrúpulos e qual o problema?

  2. Boas, se vivemos num mercado em que imperam os principios capitalistas então deve pervalecer a lei da procura e da oferta , assim, se falta sobem os preços;(há que encontrar alternativas) !!!; principalmente dos ORDENADOS, (pois só ‘ouço’ falar que não há pessoal para trabalhar), como é que empresas com lucros mas com falta de mão-de-obra se recusam a aumentar ORDENADOS ?, (quando é o oposto é rápido a acontecer). Parece que provar o proprio veneno não serve ?.
    Estou preocupado com a economia local e nacional que se lixem MCdonalds e outras multinacionais GULOSAS.
    exemplo: a VW e outros fabricantes de carros andaram a mentir e armados em criminoso durante anos como temos a certaza que estão a dizer a verdade? comprem carros eletricos chineses, se servem para eles não servem para nós??? nem os homologam por cá é como as vacinas fora do mundo ocidental não nos servem porque??? e não não sou comunista nem extremista.

  3. Esta falta de chips não é por causa do Covid mas porque cada vez mais equipamento tem chips, especialmente a quantidade num automóvel.

  4. Deves estar noutro Mundo. O que aí vem ninguém sabe. Mas o pós Pandemia ( A haver pós Pandemia) . Se a União Europeia se mantiver talvez tenhamos a possibilidade da coisa se manter. Mas não acredito que assim seja. Estas Democracias dificilmente se vão aguentar. E o que aí vem serão regimes duros .Tipo China, Coreia do Norte etc, etc,.

RESPONDER

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a determinação da princesa Ka'iulaniem não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …