/

Dos automóveis ao Happy Meal: problemas de abastecimento já se sentem em Portugal

11

A pandemia de covid-19 fez muitas fábricas pararem ou reduzirem dramaticamente a produção. Como o regresso à normalidade está a ser rápido, fazem-se sentir algumas falhas nas cadeias de abastecimento. Lá fora, mas também cá dentro.

A corrida aos computadores portáteis em tempo de pandemia castigou as unidades de produção, mas a “grande fatura”, segundo o ECO, está a ser passada à indústria automóvel.

O diário escreve que, como deixaram de fazer encomendas devido à quebra da procura por automóveis, esta industria “obrigou” as grandes fabricantes de semicondutores a procurarem quem quisesse chips. Mas quando a procura recuperou, as gigantes dos chips já não conseguiram satisfazer encomendas. E continuam sem conseguir.

A Toyota já admitiu que a produção vai cair por faltarem componentes, enquanto a Mercedes-Benz Portugal disse ao matutino estar a “aguardar resposta por parte dos fornecedores para voltar a incorporar [o módulo LTE nos modelos da Mercedes]”. A Volkswagen sofre do mesmo problema e a Autoeuropa viu-se forçada a parar a produção por duas vezes.

Mas os problemas de abastecimento não afetam apenas esta indústria: estendem-se a várias outras, do Espaço ao McDonald’s.

Segundo o ECO, os problemas nos fornecimentos de componentes afetam também a SpaceX, que está a sentir falta de oxigénio líquido, essencial para fazer descolar as suas naves rumo ao Espaço.

Já a cadeia de fast food está a sentir falta de batidos e bebidas engarrafadas por causa da pandemia e do Brexit no Reino Unido. No entanto, está também a alertar os clientes para falhas em Portugal.

Na app do McDonald’s, se selecionar “Pedidos Mobile”, recebe-se um alerta para um problema de logística que está a afetar as caixas em cartão. “Devido a uma ocorrência logística, o teu pedido Happy Meal poderá ser servido sem caixa ou em saco“, lê-se.

ZAP //

11 Comments

  1. É mentira! O povo tem guita pq não tinha onde gastar!! Andou a poupar e não aceita esbanjar mais pq sabe k vem aí hipótese de comprar barato depois de um crash!! Ninguém aceita pagar mais caro ! Acabou-se a festa e que venha o Crash p equilíbrar a balança! O sector imobiliário já afunda! Aleluia!

      • De boas intenções está o inferno cheio! Se pedir um menu do mac verá que é mentira o que aqui se diz. As correções sao funções necessárias. So falta dizer que alguém se preocupa com alguém… vivemos numa sociedade capitalista e consumista. As últimas correções trouxeram mais valias e evolução a todos. Comprei uma moradia há 3 anos e vendi no início deste ano pelo triplo. Achas normal?! Não sou hipócrita!!

      • Deves estar noutro Mundo. O que aí vem ninguém sabe. Mas o pós Pandemia ( A haver pós Pandemia) . Se a União Europeia se mantiver talvez tenhamos a possibilidade da coisa se manter. Mas não acredito que assim seja. Estas Democracias dificilmente se vão aguentar. E o que aí vem serão regimes duros .Tipo China, Coreia do Norte etc, etc,.

      • Então agora aguardas o crash para comprar outra moradia, por metade do que compraste há 3 anos? Se vendeste pelo triplo, até podes comprar 6 e pôr a render

      • Claro! Achas q vivo como? alguém tem de pagar o meu modo de vida e eu agradeço o Crash q chegou! So faço e vivo como aprendi com os outros! Não vou ser parvo e ser diferente! Em breve terei com uma moeda, tudo o k desejar enquanto milhares passarão fome e eu nem vou querer saber! Kkkkk não me tivesses ensinado enquanto gozavam! Este é o meu momento! Sou um verdadeiro ser-humano, puro e cru..um egoísta sem escrúpulos e qual o problema?

  2. Boas, se vivemos num mercado em que imperam os principios capitalistas então deve pervalecer a lei da procura e da oferta , assim, se falta sobem os preços;(há que encontrar alternativas) !!!; principalmente dos ORDENADOS, (pois só ‘ouço’ falar que não há pessoal para trabalhar), como é que empresas com lucros mas com falta de mão-de-obra se recusam a aumentar ORDENADOS ?, (quando é o oposto é rápido a acontecer). Parece que provar o proprio veneno não serve ?.
    Estou preocupado com a economia local e nacional que se lixem MCdonalds e outras multinacionais GULOSAS.
    exemplo: a VW e outros fabricantes de carros andaram a mentir e armados em criminoso durante anos como temos a certaza que estão a dizer a verdade? comprem carros eletricos chineses, se servem para eles não servem para nós??? nem os homologam por cá é como as vacinas fora do mundo ocidental não nos servem porque??? e não não sou comunista nem extremista.

  3. Esta falta de chips não é por causa do Covid mas porque cada vez mais equipamento tem chips, especialmente a quantidade num automóvel.

  4. Deves estar noutro Mundo. O que aí vem ninguém sabe. Mas o pós Pandemia ( A haver pós Pandemia) . Se a União Europeia se mantiver talvez tenhamos a possibilidade da coisa se manter. Mas não acredito que assim seja. Estas Democracias dificilmente se vão aguentar. E o que aí vem serão regimes duros .Tipo China, Coreia do Norte etc, etc,.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.