/

Há um prisioneiro na Venezuela que recebe mais de 4.500 euros por semana

20

O líder dos prisioneiros de uma das prisões mais perigosas da Venezuela recebe mais de 4.500 euros por semana. O dinheiro é-lhe entregue pelos próprios prisioneiros.

O Internato Judicial de Carabobo situa-se em Valencia, uma cidade próxima de Caracas, e é uma das prisões mais perigosas da Venezuela. Lá, há um prisioneiro que recebe mais de 4.500 euros por semana. Uma equipa de reportagem da Sky News conheceu o líder dos reclusos, que anda sempre armado com um revólver, até mesmo com guardas por perto.

O nome do homem não é conhecido, mas ficou-se a saber que ganha cerca de 5.500 dólares por semana, sendo que cada prisioneiro lhe dá um dólar, escreve a Visão.

Questionado se um dia quereria sair da prisão, o venezuelano atirou: “Estou a ficar rico, porque haveria de querer sair?”.

Apesar do cenário dantesco vivido atrás das grades, o dinheiro que lá ganha e o respeito que os prisioneiros têm por ele é suficiente para o manter confortável. A equipa da Sky News revelou as paupérrimas condições das infraestruturas da prisão, onde há canos de esgoto à mostra, água suja a correr pelo chão, lixo espalhado por todo o lado, entre outros detalhes.

A falta de controlo dos prisioneiros por parte dos guardas é tão fraca, que os reclusos podem praticamente fazer tudo o querem. Podem pagar para ter relações sexuais, comprar droga, álcool e armas sem qualquer tipo de punição.

“A maior parte dos prisioneiros possui armas consigo, e se eles resistirem, isto tornar-se-ia um cenário de guerra”, explicou um dos guardas prisionais ouvidos pela Sky.

ZAP //

20 Comments

  1. A versão capitalista do Admirável Mundo Novo. Uma distopia… mas a verdadeira ironia reside no dilema de que somos capazes de ambas. Da distopia e da utopia. Será sempre uma questão de opção, por muito que falem em “Natureza Humana”. Afinal, somos produto do que nos rodeia.

    • LOLOLOL
      Quando vem um iluminado que não sabe o que é capitalismo. E confunde com extorsão, tribalismo e máfia. Eis o resultado.

      • Eu vou tentar explicar o “resultado”. O capitalismo deixa-se ser explorado por tudo isso e muito mais. É o reflexo de quem o exerce. Nós. Eu não estou a e tentar explicar o que é, só a constatar a existência dos seus biprodutos sociais.

        “Ilumine-se” com a compreensão da diferença entre os dois.

      • Zé Torres. Balelas de Marxistas. Que usam capitalismo como sinónimo de tudo o mau. Enquanto desfrutam dos benefícios deste. O capitalismo é uma ferramenta, como o é a moeda ou a internet.

        Quando há oferta a mais de capitalistas, os ditos explorados podem negociar os seus “serviços”, Quando os ditos explorados se tornam mão de obra qualificada , por norma deixam de ser “explorados”. Quando os ditos “explorados” se tornam capitalistas deixam de ser os ditos “explorados”

        Explorados são os presos desta prisão. Ou das máfias napolitanas, ou de tráfico de escravos. Esses sim são explorados. estude se faz favor e deixe de ser endoutrinado.

    • Ah?
      Como se comprova pela realidade, não há comunismo em nenhum desses países!..
      Muito menos na Rússia, onde o ditador Putin é claramente de extrema-direita e onde Partido Comunista Russo tem apenas cerca de 10% dos votos (quando o partido conservador nacionalista Rússia Unida do Putin tem mais de 75%)!
      Há tanto comunismo nesses países como havia em Portugal durante o regime do Salazar!!

      • Ele está certo. Raramente acerta, mas neste assunto tem razão. O comunismo não existe. Está morto. Foi um modelo (político, social e económico) que se testou e que falhou totalmente em todos os países onde foi implementado. A melhor forma de se compreender por que razão falhou é simplesmente ler o Triunfo dos Porcos do George Orwell.
        O comunismo atualmente não existe. Existem alguns ditadorzecos que se dizem de esquerda e em grande medida estão a seguir as pisadas dos seus antecessores russos, onde a grande elite política fazia o que queria, quando queria e como queria à custa de uma população empobrecida, escondida do mundo e sem acesso a condições de vida minimamente decentes. E ainda tinham o racionamento dos bens alimentares. Uma tristeza completa. Daí que não se conheça ninguém que tenha saltado para o outro lado do muro. Vinham todos para cá, pelo menos os que não eram abatidos a tentar passar a cortina de ferro.
        O comunismo está morto. O capitalismo também não é perfeito. Algures, teremos de arranjar um modelo que possibilite e assente na liberdade de iniciativa dos agentes mas com um maior respeito pela sociedade, pelo ambiente. As economias ocidentais vão um pouco nesse sentido da dita social democracia. Aqui e ali um mais liberal, outro mais social, mas apenas diverge o grau de liberalismo / socialismo que cada povo num dado momento pretende ter.

      • Parabéns pela lucidez. Essa é mais ou menos a minha opinião. Na pressa de deixar o meu “bitaite” através do telem, abreviei e não fui preciso. O seu comentário acaba por reflectir mais ou menos o meu pensamento.

      • Alguma vez eu haveria de acertar!…
        Fizeste um bom resumo daquilo que eu penso e acho que um bom modelo a seguir é a social-democracia nórdica – que tem colocado os respectivos países no top mundial do desenvolvimento humano, ao mesmo tempo que tem economias bastante liberais (mas ficando na mão do Estado todos os sectores essenciais)!

      • Pois, neste capítulo como já percebemos há muito, não estamos de acordo. Ainda assim, a minha redacção também não foi a mais feliz. Vamos por partes:
        1 – Coreia do Norte: Como bem sabemos, é uma monarquia absolutista (a roçar o insano, liderados por um sujeito que até teve uma educação ocidental, num dos mais prestigiados colégios suíços) totalitária, mas que se diz comunista;
        2 – Rússia: claro que o Putin é tão comunista como eu! É um oligarca tirano. Deve, tal como o tipo da Coreia do Norte imaginar-se o Rei Sol. L’ Etat c’est moi! Quando me referi à Rússia, referia-me à Rússia do passado, a URSS e demais estados fanctoche, cujo comunismo deu origem à actual Rússia, com os seus oligarcas (os residentes, os exilados e os auto-exilados);
        3 – Angola: Bem… Lá quem mais ordena é o Partido Comunista. Desde logo é uma República Popular. Se aquilo que praticam é diferente da doutrina marxista-leninista (e foi-o e é-o) a verdade é que o que apregoam é um regime comunista, ou pelo menos de inspiração marxista;
        4 – China: A China é, para todos os efeitos, um país que é, ipso facto, governada pelo partido comunista, mesmo que a doutrina do PCC mais pareça um Partido Comunista-Capitalista. Mas que a China é governada pelo Partido Comunista, e que é uma República Popular, disso não restam dúvidas;
        5 – Venezuela: de um, se não o país mais rico da América do Sul converteu-se, hoje, num dos mais pobres do mundo. A explicação não é difícil de perceber. Faz parte da nossa história recente. Uma coisa é ouvirmos os relatos da ex-URSS. Outra é olharmos para o Chavismo e agora para o (a)Madurismo….

        Note-se: não estou com isto a fazer a apologia do capitalismo, especialmente do americano. Por muito mérito que tenham os Bezos, Jobs, Gates, Balmer, Brin, Page, Allen, Buffet, Zuckerberg, Musk, Ma, entre outros que poderia referir, as quantias obscenas de dinheiro que acumularam e continuam a acumular e a celebração/apologia que se faz em torno do Bezos como podendo ser o primeiro bilionário (trilionário na escala americana), feito que pode atingir já em 2025, quando inúmeras pessoas não têm acesso a uma garrafa de água potável, ou cujo rendimento não chega a um dólar diário, é não apenas chocante, como revoltante. E é tão revoltante isso, como um tipo que dá uns pontapés numa bola, ganhar o suficiente, para também ser o primeiro desportista a atingir a cifra do milhar de milhão e se dar ao luxo de comprar carros por 2, 3, 5, 8 milhões. Será que não conhecemos alguém igualmente profissional, empenhado, cometido e competente na profissão que desempenha? Note-se que não estou a negar a dedicação e o esforço do referido desportista. Pergunto é se não há outros com o mesmo nível de dedicação e profissionalismo? Pergunto é, porque razão há essa disparidade? Pergunto é porque razão, como diz o aforisma, porque é que são necessários centenas, milhares, milhões de pobres para produzir um rico ou super-rico? Não sou comunista. As pessoas têm de ter uma “cenoura” têm de ter objectivos a perseguir e os que mais e melhor trabalham têm de ser recompensados. Mas, têm de existir limites. Não posso aceitar que 1% tenham 99% ou mais da riqueza mundial e que 99% tenham apenas 1% ou até menos. Entre comunismo e capitalismo, tendo para o segundo. Mas, com regras!
        Abraço!

      • Totalmente de acordo. E em relação ao modelo que deverá imperar não tenho dúvidas que deve assentar numa economia de mercado regrada. Sou contra o estado produzir mas sou favorável a ter um estado forte, que fiscalize. Mas que o faça para os grandes grupos e não apenas aos pequenos agentes. A União Europeia é mais ou menos aquilo que defendo. Fiscaliza os grandes grupos sem medo. Impõe-lhes multas descomunais. No domíno do ambiente é igualmente implacável com coimas gigantescas.
        Mas defende e apregoa uma economia de mercado, assente na liberdade individual dos agentes.

      • Na verdade, até estamos de acordo!!
        Tal como eu referi antes, além de certos “títulos” (como Partido Comunista Chinês, etc), não há comunismo em nenhum desses países!
        Eu também não faço apologia do comunismo e acho que o melhor é um compromisso entre os vários sistemas – como acontece na Noruega (com a “social-democracia nórdica”), onde os sectores essenciais (saúde, educação, água, energia, etc) estão na mão do Estado (e funcionam melhor que qualquer privado em qualquer parte do mundo!) e ao mesmo tempo tem a mesma liberdade económica do que aos EUA ou a Alemanha!…

      • O Putin de extrema-direita! Dá para rir, o Putin pode não pertencer ao tal partido comunista, possivelmente nesse ficaram lá os pobres seguidores do partido, agora o Putin e outros, tais como, aqueles que depois da queda da URSS apareceram de seguida a comprar grandes clubes de futebol pela Europa entre outras extravagâncias e que, na prática, eram os poderosos do partido comunista, como saberiam à partida que não daria certo mais dose do mesmo, simplesmente mudaram de nome, mas não de objetivos, poder e domínio, por alguma razão se está a eternizar no poder. Na prisão da Venezuela o tal que enriquece aprendeu certamente cá fora com os métodos do presidente do país, enriquece à custa da miséria alheia, os métodos são idênticos!

      • Podes rir à vontade, mas isso não altera a realidade!!
        Primeiro tens que tentar saber o que é o comunismo e, depois tens que demonstrar porque achas que o Putin é comunista!
        .
        O Putin é tão comunista como o Trump ou o Bolsonaro (e mais rico que os dois juntos) – e só essa riqueza já devia ser suficiente para mostrar o nível de “comunismo” do Putin!…
        .
        Não faltam teorias mas, está à vista de todos que o Putin é um nacionalista conservador que anda de mão dada como os magnatas e com a Igreja Ortodoxa Russa e, até chegou ao cúmulo de, recentemente, colocar “Deus” na Constituição da Federação Russa – isto deve ser o nível máximo do comunismo!!!
        .
        O partido do Putin é o Rússia Unida – um partido nacionalista de extrema-direita, semelhante à Frente Nacional, ao Fidesz, à AfD, à Lega, etc, etc – sendo todos estes “patrocinados” pelo Kremlin…
        .
        Em Portugal, o equivalente ao Rússia Unida é, obviamente, o Chega!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.