Da prisão à Selecção em 18 meses. Rúben Semedo é uma das novidades de Fernando Santos

Andrej Cukic / EPA / Lusa

Rúben Semedo com a camisola do Olympiacos (Grécia) em jogo da Liga dos Campeões.

O defesa Rúben Semedo é a grande novidade do seleccionador de Portugal Fernando Santos para os jogos de apuramento para o Europeu de 2020 contra o Luxemburgo e a Ucrânia, após ter estado preso e com a carreira em risco.

Rúben Semedo, actualmente jogador do Olympiakos da Grécia, esteve detido em Espanha, quando alinhava no Villareal, por suspeitas de agressão, detenção de arma e roubo. Chegou a estar acusado de tentativa de homicídio e teve a carreira em risco.

Mas cerca de 18 meses depois, o jogador estreia-se na Selecção Portuguesa, fruto do bom momento profissional que atravessa no Olympiakos. Nesta semana, ele marcou mesmo um golo pela equipa grega em jogo da Liga dos Campeões.

Além de Rúben Semedo, a convocatória de Fernando Santos apresenta ainda como novidades os nomes do defesa Ricardo Pereira do Leicester, do médio João Mário do Lokomotiv de Moscovo, e dos avançados Bruma (PSV Eindhoven) e André Silva (Eintracht Frankfurt). De regresso à Selecção está também Nélson Semedo do Barcelona.

De fora das opções fica João Cancelo, do Manchester City.

Eis a lista completa de convocados de Fernando Santos:

+ Guarda-redes: Beto (Goztepe), José Sá (Olympiakos) e Rui Patrício (Wolverhampton).

+ Defesas: Ricardo Pereira (Leicester), Nélson Semedo (Barcelona), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Rúben Semedo (Olympiakos), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund) e Mário Rui (Nápoles).

+ Médios: Danilo Pereira (FC Porto), Rúben Neves (Wolverhampton), William Carvalho (Bétis), Bruno Fernandes (Sporting), João Mário (Lokomotiv), João Moutinho (Wolverhampton), Pizzi (Benfica).

+ Avançados: Bernardo Silva (Manchester City), Bruma (PSV), Gonçalo Guedes (Valência), Rafa Silva (SL Benfica), André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus) e João Félix (Atlético Madrid).

Portugal vai defrontar o Luxemburgo a 11 de Outubro, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e desloca-se a Kiev no dia 14 do mesmo mês, para defrontar a Ucrânia que lidera o Grupo B de qualificação para o Euro 2020.

Em caso de vitória nos dois jogos, e se a Sérvia não vencer na Lituânia, jogo que também se disputa no dia 14, Portugal garante logo um lugar na fase final do próximo Europeu e mantém-se na luta pelo primeiro lugar do grupo com os ucranianos.

Portugal ocupa o segundo lugar, com 8 pontos, à frente da Sérvia (7), Luxemburgo (4) e da lanterna-vermelha Lituânia (1), mas tem menos um jogo disputado do que todas as outras Selecções do Grupo de apuramento.

Em Setembro, Portugal derrotou a Sérvia (4-2) e a Lituânia (5-1).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …