Prisão com pena suspensa para mãe sul-africana que tenta vender filho na Internet

Dominic Chavez / World Bank

-

Uma mãe que tentou vender o filho de 19 meses na Internet foi condenada na África do Sul a cinco anos de prisão com pena suspensa e colocada numa residência sob vigilância durante três anos.

A jovem mulher sul-africana de 20 anos tinha já admitido a culpa perante o tribunal de Pietermaritzburg, na província de KwaZulu-Natal, que a condenou na passada quarta-feira por “tráfico de seres humanos”, anunciou o Ministério Público da África do Sul esta quinta-feira.

A jovem incorria numa pena que podia ir até prisão perpétua ou coima máxima de 100 milhões de rands (quase seis milhões de euros).

“O juiz considerou que ela não tinha a intenção propriamente dita de fazer tráfico de crianças”, disse à agência France Press a porta-voz do Ministério Público de KwaZulu-Natal, Natasha Ramkisson-Kara.

A jovem mãe, cujo nome não foi divulgado para proteger a criança, afirmou que o companheiro “tinha descoberto, ao fazer um teste de paternidade, que o bebé não era dele”, acrescentou a mesma fonte.

“Ele disse então que não iria continuar a pagar a pensão de alimentos da criança e ela decidiu colocar a criança à venda no Gumtree“, um site de pequenos anúncios, por cinco mil rands (cerca de 300 euros), continuou Ramkisson-Kara.

Alertado pelo anúncio, um agente da polícia fez-se passar por comprador e montou uma armadilha à jovem, encontrou-se com ela num restaurante, passou-lhe o dinheiro e recebeu a criança. A jovem mãe foi então detida”, explicou Natasha Ramkisson-Kara.

O bebé foi entregue aos serviços sociais sul-africanos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Lei de Bases da Saúde aprovada. PPP só na próxima legislatura

A maioria de esquerda aprovou esta quinta-feira uma nova Lei de Bases da Saúde, proposta pelo Governo socialista, em votação final global na Assembleia da República, contemplando o primado da gestão pública. As bancadas de PS, …

Itália. Eleição de Ursula Von der Leyen para a UE ameaça romper Governo

Quase todos os dias os dois chefes aliados, Luigi Di Maio, do Movimento 5 Estrelas (M5S), e Matteo Salvini, da Liga, atacam-se diretamente. Dentro de uma aliança de contrários, os dois partidos mobilizam as suas …

Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco. Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi …

Ilhan Omar promete continuar a ser o "pesadelo" de Donald Trump

"O pesadelo dele é ver uma refugiada imigrante somali a ascender ao Congresso. Vamos continuar a ser um pesadelo porque as suas políticas são um pesadelo para nós", disse Ilhan Omar. Esta quinta-feira, Ilhan Omar classificou …

Benfica confirma saída de Salvio para o Boca. "Chorei como um bebé"

O extremo Eduardo Salvio transferiu-se do Benfica para o Boca Juniors, na Argentina, num negócio esta quinta-feira oficializado pelo clube da Luz, que não revelou os valores envolvidos. O argentino esteve oito temporadas no Benfica, as …

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …