Prisão com pena suspensa para mãe sul-africana que tenta vender filho na Internet

Dominic Chavez / World Bank

-

Uma mãe que tentou vender o filho de 19 meses na Internet foi condenada na África do Sul a cinco anos de prisão com pena suspensa e colocada numa residência sob vigilância durante três anos.

A jovem mulher sul-africana de 20 anos tinha já admitido a culpa perante o tribunal de Pietermaritzburg, na província de KwaZulu-Natal, que a condenou na passada quarta-feira por “tráfico de seres humanos”, anunciou o Ministério Público da África do Sul esta quinta-feira.

A jovem incorria numa pena que podia ir até prisão perpétua ou coima máxima de 100 milhões de rands (quase seis milhões de euros).

“O juiz considerou que ela não tinha a intenção propriamente dita de fazer tráfico de crianças”, disse à agência France Press a porta-voz do Ministério Público de KwaZulu-Natal, Natasha Ramkisson-Kara.

A jovem mãe, cujo nome não foi divulgado para proteger a criança, afirmou que o companheiro “tinha descoberto, ao fazer um teste de paternidade, que o bebé não era dele”, acrescentou a mesma fonte.

“Ele disse então que não iria continuar a pagar a pensão de alimentos da criança e ela decidiu colocar a criança à venda no Gumtree“, um site de pequenos anúncios, por cinco mil rands (cerca de 300 euros), continuou Ramkisson-Kara.

Alertado pelo anúncio, um agente da polícia fez-se passar por comprador e montou uma armadilha à jovem, encontrou-se com ela num restaurante, passou-lhe o dinheiro e recebeu a criança. A jovem mãe foi então detida”, explicou Natasha Ramkisson-Kara.

O bebé foi entregue aos serviços sociais sul-africanos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …

Governo "devolve" 59 milhões em TSU às empresas para compensar aumento do salário mínimo

O Governo vai "compensar" as empresas em aproximadamente 59,2 milhões de euros devido ao aumento do salário mínimo nacional, estimou o ECO, tendo por base os dados avançados pelo Executivo aos parceiros sociais. De acordo com …

Decisões tardias, jogos políticos ou desinformação. Por que razão a República Checa não está a conseguir fugir da pandemia

Numa altura em que vários países da Europa começam a pensar em desconfinar, o oposto acontece na República Checa. O país já ultrapassou as 20 mil mortes e volta a entrar num novo confinamento. Mas …

Ministério Público abre inquérito para averiguar adjudicações de vereador de Coimbra

A Procuradoria-Geral da República afirmou esta terça-feira que instaurou um inquérito para averiguar as alegadas adjudicações feitas pelo vereador Jorge Alves, que renunciou ao cargo, nos Transportes Urbanos de Coimbra a uma empresa detida pelo …

Reino Unido. Dados sobre assassinos e violadores não foram enviados para a UE

A condenação no Reino Unido de 109 assassinos, 81 violadores e um indivíduo que cometeu ambos os crimes não foi transmitida aos países da União Europeia (UE) devido a uma falha informática e ao consequente encobrimento …

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …

Arábia Saudita. Repórteres sem Fronteiras pedem acusação do príncipe herdeiro pela morte de Khashoggi

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) entrou com uma ação judicial na Alemanha, na qual pede a acusação do príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman por crimes contra a humanidade, incluindo o assassinato do jornalista …