Prisa rejeita novas negociações e afirma que vai avançar com ações contra a Cofina

A Prisa rejeitou a hipótese de voltar às negociações da venda da Media Capital – dona da TVI – com a Cofina, afirmando que vai avançar “com todas as medidas e ações” contra aquela empresa, que detém a CMTV e o Correio da Manhã.

Segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta segunda-feira, citado pelo Jornal Económico (JN), a Prisa – dona da Media Capital – vai agir em defesa dos interesses do grupo, dos seus acionistas e “quaisquer outros afetados pela situação criada” pelo grupo de Paulo Fernandes.

“A companhia reitera (i) o seu entendimento de que a Cofina violou o contrato de compra e venda datado de 20 de setembro e alterado em 23 de dezembro de 2019 referente à venda de toda a participação detida pela Prisa na sua subsidiária Vertix SGPS, S.A., que por sua vez detém 94,69% da empresa portuguesa cotada Grupo Media Capital SGPS, S.A, tendo em vista os termos comunicados pela própria Cofina em 10 de março de 2020 após sua renúncia voluntária a continuar com o aumento de capital aprovado por seus acionistas em 29 de janeiro de 2020; e (ii) que a companhia começou e vai continuar a procurar todas as medidas e ações contra a Cofina em defesa dos seus interesses, dos de seus acionistas e quaisquer outros afetados pela situação criada pela Cofina”, lê-se no comunicado.

A Prisa anunciou igualmente que rejeita a argumentação da Cofina sobre a resolução do contrato, apresentada a 13 de março, indicando que “não é apropriado, como a Cofina parece pretender”, alterar o os termos do contrato para “restabelecer o equilíbrio dos respetivos benefícios recíprocos, de acordo com os princípios de boa fé”.

Na semana passada, a Cofina anunciou que não tinha conseguido o aumento de capital de 85 milhões de euros para a compra da Media Capital. No mesmo dia – 11 de março -, a Prisa considerou que o grupo violou o contrato firmado “sem aviso prévio” e , por isso, anunciou que iria avançar “com todas as ações contra a Cofina”.

Na sexta-feira, a Cofina disse que não houve violação do contrato, visto que a validade do documento “não caducou por insucesso do aumento de capital”, razão que leva a empresa a não querer pagar a caução prevista de 10 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …