Príncipe do Bahrein queria escalar o Evereste. Chegou ao Nepal com 2.000 doses de vacinas contra a covid-19

NIshant S. Gurung / AFP

Mohamed Hamad Mohamed Al Khalifa (5E) à chegada ao Aeroporto Internacional de Tribhuvan, em Kathmandu

Um príncipe do Bahrein voou esta semana para o Nepal para escalar o Monte Evereste, mas não foi de mãos a abanar. Levou cerca de 2.000 doses da vacina contra a covid-19.

O presente para a aldeia remota nas montanhas depressa se tornou numa investigação. O Nepal proíbe a importação de medicamentos sem permissão, pelo que as autoridades de saúde do país, apanhadas de surpresa, estão a investigar a violação de protocolos e ainda não decidiram se as doses podem ser usadas.

“Enviamos uma equipa de inspetores para investigar como foram as vacinas trazidas para o país sem qualquer aprovação prévia”, esclareceu Bharat Bhattarai, diretor-geral do Departamento de Administração de Medicamentos do país, ao Kathmandu Post. “Não sabíamos que as vacinas estavam a ser importadas do Bahrein.”

De acordo com o The Washington Post, tanto o Governo do Bahrein, como a empresa nepalesa que lidera a expedição disseram que a permissão foi concedida pela embaixada do Nepal no Bahrein, que, aparentemente, não alertou as autoridades de saúde e reguladores de Katmandu.

Para complicar ainda mais a situação, o Kathmandu Post avançou, na quinta-feira, que as vacinas foram fabricadas pelo fabricante chinês Sinovac, cuja vacina contra o novo coronavírus não foi aprovada para uso de emergência no Nepal. A informação foi adiantada por fontes anónimas.

A embaixada do Nepal no Bahrein sublinhou, no entanto, que o príncipe doou doses da vacina da AstraZeneca, que já está a ser administrada no país. Questionado pelo The Washington Post, o ministério da saúde do Nepal não respondeu às perguntas enviadas.

O Nepal reabriu recentemente o Monte Evereste e Mohamed Hamad Mohamed Al Khalifa viajou para o país com uma equipa de mais de uma dúzia de montanhistas que esperam escalar até ao cume da montanha ainda este mês. A maioria são membros da guarda real do Bahrein, comandada pelo príncipe.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …