Príncipe André afasta-se de deveres reais após entrevista sobre Epstein

Jamie J Gray / Flickr

O Príncipe André de Inglaterra

O príncipe André afirmou, esta quarta-feira, que vai afastar-se dos deveres reais com a permissão da Rainha Isabel II, face às críticas que tem sofrido depois da entrevista à BBC sobre o caso Epstein.

Para o Duque de Iorque, ficou claro nos últimos dias que a sua amizade com Jeffrey Epstein, encontrado morto na prisão onde estava sob acusação de tráfico sexual e abuso de menores, se tornou uma “grande distração” para o trabalho da família real.

Arrependido da sua associação ao bilionário norte-americano, o Príncipe André disse que “simpatiza profundamente” com as vítimas dos crimes de Epstein.

Segundo o príncipe, a sua mãe, a Rainha Isabel II, já lhe deu permissão para se afastar dos deveres reais.

Numa entrevista transmitida no passado sábado no programa Newsnight da BBC, o príncipe disse que nunca suspeitou do comportamento criminoso de Epstein e contestou as acusações de uma mulher, alegadamente recrutada pelo norte-americano, que afirma ter sido forçada a ter relações sexuais com o Duque de Iorque quando tinha 17 anos.

Depois da entrevista, André foi fortemente criticado por não ter expressado preocupação pelas vítimas de Epstein e já foram várias as instituições e empresas que anunciaram o fim das suas ligações ao príncipe.

Epstein aguardava julgamento numa prisão em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando foi encontrado morto, uma morte considerada suicídio pelo médico legista da cidade.

André, por seu lado, considera que o suicídio de Epstein deixou muitas perguntas por responder. Há uns tempos, um médico legista contratado pela família do magnata afirmou que a sua morte terá sido sim um homicídio.

“As três fraturas são extremamente incomuns em enforcamentos suicidas e podem ocorrer muito mais frequentemente em estrangulamentos homicidas”, disse Michael Baden.

Esta terça-feira, dois guardas que deveriam estar a vigiar Epstein na noite em que se suicidou foram detidos. Os dois indivíduos deverão ser acusados formalmente pelo tribunal distrital de Manhattan por crimes relacionados com a alegada falha.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …

Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a …

Malta Files. Rui Pinto diz ter sido um dos denunciantes

Em prisão preventiva desde março, Rui Pinto alega ter sido um dos denunciantes do caso Malta Files, no qual foram revelados centenas de milhares de documentos de empresas que fugiam ao fisco para pagar os …

Previsão inédita. Pico da gripe chega a Portugal no Natal e Ano Novo

O período de maior actividade da gripe em Portugal, vai acontecer, neste ano, entre o Natal e a segunda semana de Janeiro. A previsão é do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da …

Prémios de desempenho da Função Pública podem passar a ser pagos a 100%

Os prémios de despenho da Função Pública, até agora pagos a 50%, podem passar a ser pagos na sua totalidade. Depois do período da crise financeira do passado, estas atribuições poderão voltar agora à normalidade. …

Boris imitou "O Amor Acontece" para apelar ao voto. E a última sondagem dá-lhe maioria absoluta

O primeiro-ministro britânico lidera a última sondagem antes das eleições legislativas, apesar da margem mínima, mas admite que pode vir a falhar a maioria. De acordo com o Observador, a última sondagem antes das eleições legislativas, …

Costa chuta regionalização para a próxima legislatura (e espera "estar cá" para a fazer avançar)

O primeiro-ministro remeteu esta terça-feira para a próxima legislatura um eventual referendo para uma regionalização e disse esperar ainda “estar cá” nessa altura, em resposta a perguntas da líder parlamentar do CDS. No debate quinzenal com …

"Pirralha". Bolsonaro critica Greta depois de a ativista alertar para as lutas dos povos indígenas

Jair Bolsonaro chamou "pirralha" à ativista sueca Greta Thunberg, depois de a ambientalista ter alertado para as lutas dos povos indígenas e mostrado preocupação com o assassinato de líderes nativos no Brasil. Ao sair do Palácio …