Abdicou da realeza por amor. Princesa Ayako já casou

Ayako teve de optar entre a realeza e o homem que ama. Na hora de escolher, a princesa do Japão não teve dúvidas e escolheu o amor.

Ao contrário do que tem acontecido com outras famílias reais, a família imperial japonesa não parece estar disposta a quebrar as regras milenares. Prova disso fé a decisão da princesa Ayako, que entre a realeza e o amor, escolheu o que mais a faz feliz.

Ayako é a filha mais nova de um primo já falecido do imperador Akihito. O agora marido, Kei Moriya, de 32 anos, trabalha numa empresa de transporte de mercadorias. O casal conheceu-se num jogo de ténis e foi a mãe da princesa que a apresentou a Moriya, sem saber que estaria a apresentar à filha o seu príncipe encantado.

Ayako e Kei Moriya casaram-se esta segunda-feira, numa cerimónia tradicional, realizada num templo em Tóqui. Apesar de ter abdicado da realeza, a princesa irá receber, segundo as leis que regem a família imperial, um milhão de dólares, cerca de 878 mil euros, do Estado para conseguir manter o seu padrão de vida.

Mas esta não é a primeira vez que esta situação acontece no Japão. Em 2014, a irmã mais velha de Ayako, Noriko Senge, passou a plebeia quando se casou com Kunimaro Senge, tendo recebido o mesmo valor monetário para manter o estilo de vida.

Também Sayako Kuroda, filha do Imperador Akihito, abandonou a realeza para se casar com um plebeu. Estas constantes perdas de elementos estão, contudo, a criar um problema à família imperial japonesa. Com este casamento, a família ficou reduzida a 18 pessoas.

ZAP // BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Mesmo assim, “mamou” 1.000.000 de dólares só por ser de uma “casta superior”!
      Felizmente, em Portugal, já não há parasitas dessa “espécie”!!
      Estamos em 2018 e reis, imperadores e outros do género fazem tanta falta como a fome!…

    • Enganado? Em quê?
      E o que tem os políticos a ver com as famílias reais?
      Os filhos dos políticos também recebem 1 milhão do Estado só porque sim?
      E, no Japão, além destes parasitas reais, também há políticos!…

  1. Pois lá é pior…
    Cá como não temos realeza…
    São os políticos a “casta superior”…
    E, sim há filhos que até recebem mais que isso…
    Só não percebe se não quiser…
    Ou então porque sim.

RESPONDER

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …

Há 11.636 casos activos de covid-19 em Portugal (e duas crianças nos Cuidados Intensivos)

Portugal regista esta segunda-feira 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infectados, mais 165, segundo o boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Há duas crianças internadas nos Cuidados …

"O que se passa com enfermeiros e lay-off é uma vergonha." Marques Mendes também fala dos "4 contratos" do Novo Banco

António Costa e Rui Rio "não têm a coragem de dizer a verdade" no âmbito da polémica do Novo Banco, critica o comentador Luís Marques Mendes, considerando que ambos procuram sacudir água do pacote. Na …

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …