Primeiros resultados oficiais na Grécia dão 60% ao “Não”

Kay Nietfeld / EPA

-

Os primeiros resultados do referendo na Grécia, quando estão contados 50% dos votos, apontam para uma vitória do “não”, com 61,26% de votos contra as propostas dos credores e 38,78% a favor.

O porta-voz do governo grego, Gavrill Sakelaridis, afirmou que o executivo espera retomar as negociações com os credores para chegar “imediatamente” a um acordo.

“As negociações que vão começar têm de ser concluídas imediatamente, inclusive no prazo das próximas 48 horas”, disse Sakelaridis à cadeia de televisão privada ANT1.

O porta-voz disse também que o Banco da Grécia vai pedir hoje mesmo ao Banco Central Europeu liquidez adicional para a banca grega através do mecanismo de empréstimos de emergência, Emergency Liquidity Assistance.

O ministro de Estado grego, Nikos Pappas, afirmou por seu turno que o acordo com os credores será “melhor” se se confirmar a vitória do “não” no referendo e assegurou que os bancos vão ter liquidez.

O acordo será melhor se ganhar o ‘não’, será uma mensagem mundial”, disse Pappas à televisão privada Alpha.

O ministro assegurou, por outro lado, que “não há razões para que os bancos não tenham liquidez”.

O ministro da Defesa grego, Panos Kamenos, afirmou também que a confirmar-se a vitória do “não” no referendo de hoje sobre as propostas dos credores “os gregos mostraram que não cedem a chantagem”.

“O povo grego demonstrou que não cede à chantagem, ao terror, às ameaças. A democracia venceu”, escreveu Kamenos no Twitter.

Kamenos é o líder do pequeno partido Gregos Independentes que integra a coligação governamental do Syriza de Alexis Tsipras.

As primeiras sondagens divulgadas pelas televisões gregas apontam para uma vitória do “não” no referendo de hoje sobre as medidas de austeridade propostas pelos credores internacionais em troca de ajuda financeira à Grécia.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma lição de democracia e patriotismo grego! Uma lição de resistência ao Clube de Bilderberg ( os nazis do século xxI ) que querem governar a Europa!! Os lambe-botas que nos governam, e que queriam o SIM, aprendam o que é democracia!! Obrigada, Grécia, pela vossa coragem!! ( aos comentadores do zap que estão enlutados, o meu sorriso. 🙂 )

  2. Primeiros resultados oficiais na Grécia dão 60% ao “Não” . Portugal e os crédulos da U.M. vão engolir um valente sapo depois disto.
    Ó sr. Passos onde passar vai enfiar um saco de sarapilheira nas trombas depois deste super resultado contra as suas medidas de austeridade, né sr. Passos e Portinhas.
    A Constituição portuguesa é que só muda conforme a vontade de alguns Gurus caso contrario onde já tinha ido a UE. Os políticos portugueses iam ter de trabalhar e não receber reformas vitalícias, NÈ?

RESPONDER

Viagens ao Espaço podem prejudicar o corpo a nível celular. Fígado é o mais afetado

Viagens ao Espaço podem causar o mau funcionamento da mitocôndria de uma célula devido a mudanças na gravidade e radiação, sugere uma nova investigação conduzida pelo Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center, nos EUA. Investigações com cobaias …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …