Descoberto em Madrid um dos primeiros casos de dengue transmitido sexualmente

USDAgov / Flickr

O Hospital Ramón y Cajal de Madrid diagnosticou um homem com dengue, que terá contraído por contágio após ter tido relações sexuais com outro homem que contraiu a doença numa viagem que fez a Cuba e à República Dominicana.

O contágio foi confirmado pelo Centro Nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos II, em Madrid, em meados de setembro. “O paciente apresentava sintomas compatíveis com o dengue, como febre alta, eritema cutâneo e dores intensas”, referiu Santiago Moreno, chefe do serviço de Doenças Infeciosas do hospital, citado pelo jornal El País.

A suspeita foi confirmada em laboratório e lançou novas dúvidas sobre a origem da infeção provocada pelo dengue. “Tivemos de fazer um trabalho de investigação muito pormenorizado, acrescentou Moreno, acrescentando que “não foi detetada a presença do mosquito tigre na residência nem em qualquer um dos lugares da Comunidade de Madrid visitados pelos dois doentes”.

A epidemiologista Susana Jiménez e o biólogo Andrés Irisio consideram, citados pelo jornal espanhol, que o caso é importante por ser o primeiro descrito como tendo sido por transmissão da doença “numa zona sem mosquitos que podem atuar como vetores da doença”. “Ainda assim, trata-se de uma via pouco frequente, pelo que o risco para a população é considerado baixo”, assumem.

Esta é, de acordo com o Diário de Notícias, uma das primeiras infeções com dengue por via sexual descobertas no mundo, uma vez que apenas existe referência em livros científicos a outro caso semelhante na Coreia do Sul.

A dengue é uma doença causada por um vírus que geralmente é transmitido pela picada de um mosquito e é endémica em vários países da América, sudeste da Ásia e África. Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações fatais. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crónica, como diabetes e hipertensão.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Desarticulação do Governo em relação ao sistema de avaliação indigna a Função Pública

Sem propostas para alterar o sistema de avaliação da Função Pública, o Governo admitiu falta de articulação interna na reunião aos sindicatos. Os sindicatos da Função Pública não receberam qualquer proposta para alterar o atual sistema …

Porto ganha força e pode mesmo acolher a final da Liga dos Campeões

A hipótese de o Porto receber a final da Liga dos Campeões começa a ganhar força, após a reunião entre a UEFA e o Governo britânico não ter corrido de feição. Londres era a opção favorita …

Cerca sanitária em Odemira revela lacunas na ligação entre entidades

O resultado da intervenção da GNR no controlo dos que pretendem trabalhar nas explorações agrícolas sem ter realizado teste à covid-19 não é comunicada à ACT. O porta-voz do Comando Territorial de Beja da GNR disse …

Jorge Costa responde a Pepe: "Deve ter-se esquecido de quem eu sou"

O treinador do Farense e ex-jogador do FC Porto respondeu a Pepe na flash interview, depois da troca de palavras entre ambos no final do jogo desta segunda-feira no Estádio do Dragão (5-1). "O Pepe deve …

Salgado começa a ser julgado em junho. Defesa recorre da decisão de separar processos

O antigo presidente do BES começa a ser julgado a 7 de junho por três crimes de abuso de confiança, no âmbito da Operação Marquês, mas a sua defesa já entregou um recurso por …

Onda de violência em Jerusalém não tem fim. UE considera ataques "inaceitáveis"

A situação continua a ser preocupante em Israel e a comunidade internacional já tem deixado alguns alertas para que seja posto fim à violência. Na noite desta segunda-feira, um incêndio rompeu na zona da Esplanada das …

Sporting já tem autocarro decorado e reclama 23.º título. A FPF só reconhece 18

A apenas uma vitória do título, o Sporting já tem o autocarro decorado para celebrar a conquista. Os 'leões' reclamam 23 títulos, embora a FPF só reconheça 18. O Sporting CP está a uma vitória de …

Descoberta vila da Idade do Bronze submersa num lago suíço

A descoberta de uma vila da Idade do Bronze, submersa num lago suíço, redefine a história da cidade de Lucerna e sugere que a área foi colonizada 2.000 anos antes do que se pensava. O lago …

"Já vimos este filme". Catarina Martins receia austeridade pós-bazuca (e está preocupada com a TAP)

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse temer a austeridade que possa surgir após a prometida bazuca de fundos europeus e confessou estar “muito preocupada” com a TAP. Em entrevista à TVI na noite de segunda-feira, …

Portugal continental atinge 4 milhões de doses administradas. Processo está a ser mais rápido do que o previsto

Portugal Continental vai atingir esta terça-feira as quatro milhões de doses de vacinas administradas. Segundo a task force, o processo está a acontecer mais rapidamente do que o previsto. De acordo com um fonte da task …