França faz primeiros ataques aéreos contra jihadistas no Iraque

haz[a_a] / Flickr

Avião Rafale

Avião Rafale

Caças franceses atacaram hoje posições do grupo radical Estado Islâmico (EI) no Iraque, fazendo da França o primeiro país a juntar-se à campanha aérea norte-americana contra os jihadistas.

“Esta manhã às 9h40 (8h40 em Lisboa), os nossos aviões Rafale realizaram um primeiro ataque contra um depósito logístico dos terroristas da organização Daesh (acrónimo árabe do grupo Estado Islâmico) no nordeste do Iraque. O objetivo foi atingido e completamente destruído“, indica um comunicado da presidência francesa.

O texto precisa que “outras operações realizar-se-ão nos próximos dias“.

O presidente François Hollande anunciou na quinta-feira numa conferência de imprensa ter autorizado os ataques aéreos, sublinhando que não haverá “tropas terrestres” e que a França não irá realizar ataques na Síria.

“O parlamento será informado a partir da próxima semana pelo primeiro-ministro das condições do envolvimento das nossas forças ao lado das forças armadas iraquianas e dos ‘peshmerga’ (combatentes curdos) para enfraquecer a Daesh e restaurar a soberania iraquiana”, adianta o comunicado.

O presidente norte-americano, Barack Obama, saudou na quinta-feira a decisão da França de realizar ataques aéreos no Iraque, considerando que a coligação contra os jihadistas do EI está a tomar forma.

Os aviões franceses iniciaram na segunda-feira missões de reconhecimento no Iraque, a partir da base aérea de Al-Dhafra, que a França tem desde 2009, a 30 quilómetros a sudoeste de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos.

Paris tem seis caças Rafale e perto de mil soldados na referida base e pode mobilizar um porta-aviões, o Charles de Gaulle.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …