Primeiro-ministro israelita pede desculpa a árabes-israelitas

Kremlin.ru / Wikimedia

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu hoje desculpa por ter considerado “perigosa” a elevada participação dos árabes-israelitas nas legislativas da passada terça-feira.

“Eu sei que as minhas declarações podem ter ofendido alguns cidadãos israelitas e membros da comunidade árabe-israelita. Nunca foi minha intenção. Peço desculpas por isso”, afirmou Benjamin Netanyahu.

O pedido de desculpas, transmitido na televisão, foi feito durante um encontro com árabes-israelitas em Jerusalém.

A semana passada, durante um apelo ao voto, Benjamin Netanyahu afirmou que “o poder estava em perigo“, porque os eleitores árabes estavam a participar ativamente no escrutínio.

O líder da lista árabe, Ayaman Odeh, que obteve o resultado histórico de 13 lugares no parlamento israelita, rejeitou o pedido de desculpas de Benjamin Netanyahu.

“Não é aceitável, porque Netanyahu não só planeia fazer aprovar leis racistas, como as suas declarações desafiam o direito básico dos árabes-israelitas de votar no Knesset (parlamento), afirmou Ayaman Odeh.

Ayaman Odeh afirmou também que o pedido de desculpas não é sincero, porque não convidou os representantes legítimos daquela comunidade, que obteve mais de 90 por cento dos votos dos árabes-israelitas.

As declarações do primeiro-ministro israelita foram também criticadas pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, que afirmou que aquele tipo de retórica é contrário à tradição israelita.

Segundo a imprensa israelita, os árabes-israelitas recebidos por Benjamin Netanyahu fazem parte de uma minoria que apoia o Likud, partido do primeiro-ministro.

Os árabes-israelitas descendem de 160.000 palestinianos que ficaram nas terras onde foi criado o Estado de Israel em 1948 e representam cerca de 20 por cento da população israelita.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrados destroços e restos mortais na área onde desapareceu avião militar chileno

A Força Aérea do Chile (FACH) e o Ministério da Defesa brasileiro informaram esta quarta-feira que foram encontrados a flutuar no mar destroços e objetos pessoais na área onde uma aeronave militar desapareceu na segunda-feira …

Jack Burns, ator da série Outlander, morre aos 14 anos

O ator Jack Burns, que participou na série "Outlander", morreu aos 14 anos, no passado dia 1 de dezembro. O jovem foi encontrado já sem vida na sua casa em Greenrock, na Escócia. O óbito foi …

As pessoas estão a ser envenenadas por óleos essenciais (e pode ser fatal)

https://vimeo.com/378812079 Óleos essenciais cheiram bem, mas, se ingeridos oralmente, podem causar muitos problemas, incluindo toxicidade severa, pondo a vida em risco.  Estudos recentes mostraram que envenenamentos com óleos essenciais têm sido cada vez mais comuns e mais …

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …