Primeiro-ministro irlandês Enda Kenny demite-se

infomatique / Flickr

O Primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny

O Primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny

O primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, anunciou que se vai demitir da liderança do Fine Gael, mas que mantém funções como chefe de Governo até à eleição de um sucessor a 2 de junho.

“Vou deixar a liderança do Fine Gael com efeitos a partir da meia-noite. Quero assegurar que durante este processo interno, continuarei a exercer as minhas funções como primeiro-ministro”, escreveu.”, afirmou esta terça-feira em comunicado.

Kenny, 66 anos, lidera o partido há 15 anos e o governo há mais de seis. “No ano passado, indiquei que não ia liderar o Fine Gael nas próximas eleições gerais. Decidi avançar hoje com essa decisão”, referiu Enda Kenny, na mesma nota informativa.

O ministro da Habitação, Simon Coveney, e o ministro da Proteção Social, Leo Varadkar, são apontados como favoritos à sua sucessão.

Quem suceder a Enda Kenny vai liderar a Irlanda durante as complexas negociações do “divórcio” entre o Reino Unido e a União Europeia (UE). O Brexit, como ficou conhecida a saída britânica do bloco europeu, terá grandes implicações na Irlanda, o único país da UE que partilha uma fronteira terrestre com o Reino Unido.

Eleito primeiro-ministro em 2011, Enda Kenny foi reeleito em maio de 2016 após mais de dois meses de impasse político. É reconhecido como o homem que tirou a Irlanda da crise.

Poucos meses antes de Enda Kenny ter assumido o cargo, a Irlanda, membro da zona Euro, fortemente endividada no seguimento da crise financeira de 2008, foi forçada a procurar ajuda internacional.

O primeiro mandato de Enda Kenny foi dominado pelas dificuldades económicas, mas depois de vários anos de duras medidas de austeridade, Dublin conseguiu recuperar o controlo das suas finanças e o desemprego diminuiu consideravelmente.

No entanto, o país não conseguiu recuperar totalmente o seu brilho de “Tigre Celta”, como era conhecida a República da Irlanda e a sua prosperidade económica.

Enda Kenny foi reeleito em maio de 2016, mas sem maioria no parlamento e precisou do apoio da oposição para se manter no poder.

Uma das informações avançadas pelas agências internacionais é que a saída de Kenny foi precipitada pelas fortes críticas relacionadas com a sua gestão de um alegado escândalo de abusos contra menores dentro da polícia, revelado em fevereiro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …