O primeiro-ministro da República Checa quis saber quem mudou o nome do seu país

O primeiro-ministro da República Checa, Andrej Babis, quis saber quem é que mudou oficialmente o nome do seu país de República Checa para Chéquia.

Foi durante uma entrevista em meados de março do ano passado que o primeiro-ministro checo foi informado de que o nome do país tinha sido mudado oficialmente, conta o jornal norte-americano The Wall Street Journal.

Depois de questionar a sua equipa de comunicação sobre a alteração, um dos assessores explicou a Babis que a ONU tinha aderido a uma proposta de reconhecimento da República Checa com um novo nome oficial: Chéquia.

“Não sabia disso. E não gosto nada da alteração“, disse, em entrevista ao WSJ. “Porque agora vão confundir Chéquia com Chechénia. Não sei… Não gosto da alteração. Somos a República Checa, somos checos, não sei quem teve uma ideia tão estúpida. Louca”.

Afinal, de quem foi a ideia? Foi do Presidente do país, Miloš Zeman. O chefe de Estado do país, que tem 75 anos, prefere que o país seja denominado como Chéquia, um nome secular que, segundo Zeman, soa melhor e é mais sugestivo.

Tal como os franceses são oriundos de França e não da República Francesa, Zeman defende que os checos vêm da Chéquia e não da República Checa. O mesmo acontece com Portugal: Portugal é a designação curta e oficial para a designação de República Portuguesa, tal como observa o Diário de Notícias.

“O primeiro-ministro tem uma opinião diferente da do Presidente. Isso é liberdade e democracia. E isso é tudo”, disse o porta-voz do Presidente, Jiří Ovčáček.

Babis, que mantém nas suas credenciais oficiais a denominação de República Checa, diz ser totalmente contra a alteração. Tal como observa o WSJ, Babis lidera o Governo checo e, do ponto de vista constitucional, detém mais poder do que o Presidente Zeman.

Ideia remonta a 2016

Foi em meados de 2016 que começaram as surgir os rumores de que a República Checa estava prestes a mudar o seu nome para Chéquia. De acordo com a emissora britânica BBC, Chéquia passaria a ser o nome curto oficial do país.

A decisão, explicam os responsáveis à data, serve para facilitar a introdução do nome do país nas etiquetas, rótulos e camisolas das empresas de desporto e companhias de roupa.

Depois de passar no Parlamento e no Conselho de Ministros, o nome nome chegou às Nações Unidas, que aceitaram a denominação curta. Desde então, a ONU passou a denominar o país como Chéquia, tal como acontece com a Google.

Noutro locais, como o guia online Wikitravel, a denominação tem sido mudada com alguma frequência. Atualmente, surge como República Checa.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. On mesmo devia ser adptado em Portugal. Portugal é denominado assim desde a sua fundação e é um erro tremendo chamar-se República portuguesa. Nós somos cidadãos portugueses não somos Republicanos portugueses. Portugal pode ser uma república e chamar-se Portugal. Acho uma violência estigmatizante termos no nosso cartão de cidadão como nacionalidade República Portuguesa. São as violências e falta de democraticidade do espírito republicano.

  2. PORTUGAL é a designação do pais no período monárquico.
    República Portuguesa é a designação do pais no período apartir da implantação da república

    O mesmo se passa com a Espanha porque é uma monarquia senão seria República Espanhola
    O Brasil é uma república (republica federativa do brasil)

    Agora a República Checa passou a monarquia? e passa-se a chamar Chéquia?

  3. Afonso, tanta asneira junta era escusado. O que é que o nome dos países tem a ver com o sistema político vigente? Zero. O nome de um país que dependa de uma “muleta” política para existir então é uma existência muito triste… República Checa é tenebroso. Já agora pergunto se chama ao país vizinho República Eslovaca…
    Chéquia pois então.

RESPONDER

Secretário de Estado dos EUA está em Lisboa para convencer Portugal a banir Huawei do 5G

Robert Strayer apelou à cautela na escolha dos fornecedores para as infraestruturas da rede 5G e admitiu que os Estados Unidos podem reavaliar a partilha de informação com os países aliados, nomeadamente na NATO, se …

Várias estátuas do Porto vandalizadas com "lágrimas azuis"

Várias estátuas do Porto, nomeadamente no Jardim da Cordoaria e na Praça Carlos Alberto, surgiram esta terça-feira vandalizadas, pintadas com lágrimas azuis, atos que foram confirmados à Lusa pela Câmara do Porto. Na Praça Carlos Alberto, …

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …