O primeiro-ministro da República Checa quis saber quem mudou o nome do seu país

O primeiro-ministro da República Checa, Andrej Babis, quis saber quem é que mudou oficialmente o nome do seu país de República Checa para Chéquia.

Foi durante uma entrevista em meados de março do ano passado que o primeiro-ministro checo foi informado de que o nome do país tinha sido mudado oficialmente, conta o jornal norte-americano The Wall Street Journal.

Depois de questionar a sua equipa de comunicação sobre a alteração, um dos assessores explicou a Babis que a ONU tinha aderido a uma proposta de reconhecimento da República Checa com um novo nome oficial: Chéquia.

“Não sabia disso. E não gosto nada da alteração“, disse, em entrevista ao WSJ. “Porque agora vão confundir Chéquia com Chechénia. Não sei… Não gosto da alteração. Somos a República Checa, somos checos, não sei quem teve uma ideia tão estúpida. Louca”.

Afinal, de quem foi a ideia? Foi do Presidente do país, Miloš Zeman. O chefe de Estado do país, que tem 75 anos, prefere que o país seja denominado como Chéquia, um nome secular que, segundo Zeman, soa melhor e é mais sugestivo.

Tal como os franceses são oriundos de França e não da República Francesa, Zeman defende que os checos vêm da Chéquia e não da República Checa. O mesmo acontece com Portugal: Portugal é a designação curta e oficial para a designação de República Portuguesa, tal como observa o Diário de Notícias.

“O primeiro-ministro tem uma opinião diferente da do Presidente. Isso é liberdade e democracia. E isso é tudo”, disse o porta-voz do Presidente, Jiří Ovčáček.

Babis, que mantém nas suas credenciais oficiais a denominação de República Checa, diz ser totalmente contra a alteração. Tal como observa o WSJ, Babis lidera o Governo checo e, do ponto de vista constitucional, detém mais poder do que o Presidente Zeman.

Ideia remonta a 2016

Foi em meados de 2016 que começaram as surgir os rumores de que a República Checa estava prestes a mudar o seu nome para Chéquia. De acordo com a emissora britânica BBC, Chéquia passaria a ser o nome curto oficial do país.

A decisão, explicam os responsáveis à data, serve para facilitar a introdução do nome do país nas etiquetas, rótulos e camisolas das empresas de desporto e companhias de roupa.

Depois de passar no Parlamento e no Conselho de Ministros, o nome nome chegou às Nações Unidas, que aceitaram a denominação curta. Desde então, a ONU passou a denominar o país como Chéquia, tal como acontece com a Google.

Noutro locais, como o guia online Wikitravel, a denominação tem sido mudada com alguma frequência. Atualmente, surge como República Checa.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. On mesmo devia ser adptado em Portugal. Portugal é denominado assim desde a sua fundação e é um erro tremendo chamar-se República portuguesa. Nós somos cidadãos portugueses não somos Republicanos portugueses. Portugal pode ser uma república e chamar-se Portugal. Acho uma violência estigmatizante termos no nosso cartão de cidadão como nacionalidade República Portuguesa. São as violências e falta de democraticidade do espírito republicano.

  2. PORTUGAL é a designação do pais no período monárquico.
    República Portuguesa é a designação do pais no período apartir da implantação da república

    O mesmo se passa com a Espanha porque é uma monarquia senão seria República Espanhola
    O Brasil é uma república (republica federativa do brasil)

    Agora a República Checa passou a monarquia? e passa-se a chamar Chéquia?

  3. Afonso, tanta asneira junta era escusado. O que é que o nome dos países tem a ver com o sistema político vigente? Zero. O nome de um país que dependa de uma “muleta” política para existir então é uma existência muito triste… República Checa é tenebroso. Já agora pergunto se chama ao país vizinho República Eslovaca…
    Chéquia pois então.

RESPONDER

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …