Primeiro jornal online “Diário Digital” fecha após 17 anos

European Parliament / Flickr

-

O primeiro jornal exclusivamente online chegou ao fim na sexta-feira, depois de 17 anos de existência, por falta de viabilidade financeira, confirmou o último diretor de informação, Pedro Curvelo, à agência Lusa.

Criado em 19 de julho de 1999, o Diário Digital encerrou na sequência de uma decisão tomada pelos acionistas em finais de dezembro, face “à falta de viabilidade financeira para manter a aposta no site”, e entretanto comunicada pela administração à direção de informação na semana passada, como relatou Pedro Curvelo.

O jornal online, que já não está disponível na Internet, chegou a ter na sua fase de expansão, em 2000, cerca de 80 jornalistas, mas um primeiro embate em meados de 2001 levou a uma redução drástica na redação com um despedimento coletivo, que deixou apenas cerca de 20 efetivos no jornal.

Ao período de expansão, seguiu-se o de consolidação, mas em 2008 a crise e a retração do mercado publicitário, e consequente perda da principal fonte de receitas, voltou a fazer encolher a redação.

“Fomos bastante afetados até porque não tínhamos a almofada que tinham os outros grupos de comunicação social tradicionais. A redação começou a encolher, mas nem houve despedimentos, os jornalistas começaram a sair para outros sítios”, contou.

Atualmente, e perante forte concorrência no online, restavam apenas sete jornalistas: “O que foi acordado é que vai proceder-se ao pagamento das indemnizações conforme a lei. Como não há salários em atraso, também não se coloca esta questão”.

Sobre a sua passagem pelo Diário Digital, onde entrou em 2000 como jornalista, tendo evoluído para editor e depois para diretor de informação, Pedro Curvelo afirma: “Foi uma experiência muito gratificante, principalmente nos tempos em que o projeto estava mais sólido e tive a sorte de trabalhar com pessoas muito competentes”.

Também na sua página no Facebook, Pedro Curvelo escreveu que “após 16 anos a dar o litro no DD [Diário Digital] o ciclo fechou-se”.

“Ficam as recordações de muitos anos de bom trabalho e as pessoas (que são sempre o mais importante)”, diz Pedro Curvelo, num post onde identifica muitos dos jornalistas com quem trabalhou.

// Lusa

RESPONDER

Reino Unido disposto a pagar mais à UE pela fatura do Brexit

O Governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, acordou hoje em aumentar a oferta financeira à União Europeia para impulsionar as negociações sobre o Brexit, saída do Reino Unido do bloco comunitário, segundo informou a BBC. A …

Pelo menos 50 mortos em atentado na Nigéria

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. "Neste momento, temos pelo menos 50 mortos" e muitos feridos, disse Othman Abubakar, …

Ajustes diretos a professores da Universidade do Minho sob investigação

Em causa estará a aquisição de bens e serviços, sem concurso, a empresas detidas por professores ou ex-docentes da instituição. Segundo o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) esteve a fiscalizar os …

Água poderá ser racionada durante a noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população a habituar-se a gastar menos devido à seca que o país atravessa. Carlos …

Videojogos poderão auxiliar diagnóstico de doenças associadas à velhice

Os videojogos têm potencial para poderem vir a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento, conclui um estudo preliminar desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC). Desenvolvido por uma equipa …

Arqueólogos descobriram o "projecto de estimação" do Imperador Nero no Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos, numa quinta de Hampshire, no sudeste de Inglaterra, que terá sido construído durante o reinado do Imperador Nero.  A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de …

NASA já consegue prever que cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Ratos paraplégicos voltam a andar com células estaminais

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. Os animais também recuperaram perceções sensoriais e tiveram sinais de recuperação da medula espinhal. A …

Sons detectados no mar não são do submarino desaparecido

A Marinha da Argentina anunciou hoje que os sons detetados no mar não são provenientes do submarino argentino que está desaparecido desde quarta-feira, com 44 tripulantes a bordo. O porta-voz da Armada Argentina, Henrique Balbi, afirmou …

Sonda Curiosity acaba de enviar misteriosas inconsistências de Marte

A sonda Curiosity que explora Marte acaba de enviar para a Terra informação que confunde ainda mais o que já se sabe sobre o planeta vermelho – principalmente a respeito da água que já correu …