Primeiro jornal online “Diário Digital” fecha após 17 anos

European Parliament / Flickr

-

O primeiro jornal exclusivamente online chegou ao fim na sexta-feira, depois de 17 anos de existência, por falta de viabilidade financeira, confirmou o último diretor de informação, Pedro Curvelo, à agência Lusa.

Criado em 19 de julho de 1999, o Diário Digital encerrou na sequência de uma decisão tomada pelos acionistas em finais de dezembro, face “à falta de viabilidade financeira para manter a aposta no site”, e entretanto comunicada pela administração à direção de informação na semana passada, como relatou Pedro Curvelo.

O jornal online, que já não está disponível na Internet, chegou a ter na sua fase de expansão, em 2000, cerca de 80 jornalistas, mas um primeiro embate em meados de 2001 levou a uma redução drástica na redação com um despedimento coletivo, que deixou apenas cerca de 20 efetivos no jornal.

Ao período de expansão, seguiu-se o de consolidação, mas em 2008 a crise e a retração do mercado publicitário, e consequente perda da principal fonte de receitas, voltou a fazer encolher a redação.

“Fomos bastante afetados até porque não tínhamos a almofada que tinham os outros grupos de comunicação social tradicionais. A redação começou a encolher, mas nem houve despedimentos, os jornalistas começaram a sair para outros sítios”, contou.

Atualmente, e perante forte concorrência no online, restavam apenas sete jornalistas: “O que foi acordado é que vai proceder-se ao pagamento das indemnizações conforme a lei. Como não há salários em atraso, também não se coloca esta questão”.

Sobre a sua passagem pelo Diário Digital, onde entrou em 2000 como jornalista, tendo evoluído para editor e depois para diretor de informação, Pedro Curvelo afirma: “Foi uma experiência muito gratificante, principalmente nos tempos em que o projeto estava mais sólido e tive a sorte de trabalhar com pessoas muito competentes”.

Também na sua página no Facebook, Pedro Curvelo escreveu que “após 16 anos a dar o litro no DD [Diário Digital] o ciclo fechou-se”.

“Ficam as recordações de muitos anos de bom trabalho e as pessoas (que são sempre o mais importante)”, diz Pedro Curvelo, num post onde identifica muitos dos jornalistas com quem trabalhou.

// Lusa

RESPONDER

Templo Jodo Shinshu de Ishiyama-dera, em Otsu, Shiga, Japão

Templo em Tóquio oferece túmulos conjuntos para casais homossexuais

Um templo budista de Tóquio oferece pela primeira vez túmulos para casais do mesmo sexo, algo incomum no Japão, país que não reconhece o casamento homossexual e onde normalmente não se permite que casais que …

-

Cientistas portugueses e neozelandeses descobrem o maior polvo da Antártida

Uma equipa de investigadores portugueses e neozelandeses "analisou o maior polvo alguma vez encontrado na Antártida", anunciou a Universidade de Coimbra (UC), numa nota enviada esta quarta-feira à agência Lusa. O polvo gigante "megaleledone setebos" foi …

Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno

Lua de Saturno “sangra” água e calor após colisão cósmica

O polo sul de Encélado a sangrar calor e água, possivelmente devido a uma gigante colisão cósmica que ocorreu há 100 milhões de anos e provocou várias fissuras no sexto maior satélite natural de Saturno. A …

-

AT alerta para falsas mensagens de email a cobrar dividas às Finanças

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje que estão a ser enviadas para alguns contribuintes através de correio eletrónico falsas mensagens a solicitar a regularização de dívidas fiscais. "Estas mensagens são falsas e devem ser …

-

Internet não para de rir com o busto de Ronaldo na Madeira

Na manhã desta quarta-feira, o Aeroporto da Madeira recebeu uma cerimónia de homenagem a Cristiano Ronaldo e um novo nome. O evento contou com a presença do futebolista, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de …

Tomás Correia presidiu ao Montepio entre 2008 e 2015

Ex-presidente do Montepio arguido em inquérito extraído da "Operação Marquês"

O ex-presidente do Montepio Tomás Correia foi constituído arguido num processo em que é suspeito de ter recebido indevidamente 1,5 milhões de euros do empresário da construção civil José Guilherme, confirmou à agência Lusa fonte …

-

Tribo indemnizada em 1,2 milhões de euros depois de se queixar da presença de espíritos

Uma das maiores companhias aéreas brasileiras, a Gol, vai ter de pagar 1,2 milhões de euros a uma tribo indígena, devido à queda de um avião em 2006, na qual morreram 154 pessoas, noticiou esta …

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Condenado pelo rapto de Rui Pedro libertado da cadeia de Guimarães

Afonso Dias, condenado em março de 2013 a três anos de prisão pelo desaparecimento, em 1998, de Rui Pedro, foi esta quarta-feira libertado no Estabelecimento Prisional de Guimarães, indicou à Lusa o seu advogado. Segundo o …

-

Investigação revela onde estão sepultados prisioneiros portugueses da I Guerra Mundial

Descendentes de cerca de 200 prisioneiros portugueses da primeira Guerra Mundial (1914-1918) já podem saber onde se encontram sepultados estes expedicionários, através de um trabalho de investigação publicado em livro. A investigadora Maria José Oliveira reuniu …

-

Detidos 5 futebolistas e um membro dos Super Dragões por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária deteve seis pessoas, entre as quais cinco futebolistas e um elemento da claque Super Dragões, e constituiu outros oito arguidos por suspeitas de associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, no âmbito …