/

O primeiro camião movido a hidrogénio vai rasgar as dunas do deserto da Arábia Saudita em 2022

Vídeo ZAP com o apoio de: Chip7 – 50 lojas de informática próximo de si

O próximo Dakar vai servir para colocar à prova o potencial dos veículos elétricos nas dunas do deserto da Arábia Saudita. E nem os pesados vão faltar à chamada.

Segundo o Interesting Engineering, a Gaussin revelou o seu camião H2 Racing Truck, o primeiro modelo da nova gama da empresa francesa com emissão zero, alimentado por hidrogénio, cujo lançamento está previsto para 2022.

Para demonstrar o seu desempenho, o H2 Racing Truck vai competir no Campeonato Mundial de Rally-Raid e participar no Rally Dakar, a maratona que começa nos primeiros dias de janeiro nas dunas do deserto da Arábia Saudita.

Os veículos elétricos enfrentam sempre grandes dificuldades em competições como o Dakar, quer por não haver muitas bombas de combustível fóssil, quer por ser mais difícil encontrar um posto de recarga para um veículo elétrico alimentado por bateria.

O camião de corrida, impulsionado pela energia produzida a bordo por uma fuel cell alimentada por hidrogénio, será equipado com um depósito de combustível com uma capacidade de 80 kg.

O H2 Racing Truck terá também dois motores elétricos, um em cada eixo, com 402 cv cada. A bateria, com uma capacidade de 82 kWh, servirá sobretudo para os momentos em que o camião pode utilizar mais potência do que a fuel cell pode fornecer.

O elétrico poderá percorrer até 400 quilómetros em ritmo de competição, graças a um sistema de hidrogénio construído para um chassis ultra-leve, e pode ser reabastecido em menos de 20 minutos.

Testar o camião nas dunas de areia e recolher os dados de desempenho vai ajudar a desenvolver a próxima linha de camiões rodoviários da empresa.

A Gaussin quer lançar mais quatro modelos de veículos com emissões zero: um trator, um camião autónomo, um camião de distribuição e um camião de construção.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE