/

Primeira vacina espanhola contra a covid-19 vai ser testada em humanos

Rungroj Yongrit / EPA

A vacina da farmacêutica Hipra será a primeira desenhada em Espanha a entrar em ensaios clínicos. Foi pensada para combater as variantes Alpha e Beta e terá duas doses.

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) autorizou o primeiro ensaio clínico da vacina contra a covid-19, PHH-1V, desenvolvida em Espanha pela empresa Hipra, conforme divulgado no site do regulador e anunciado pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez. A vacina foi pensada para combater as variantes Alpha e Beta.

A diretora da empresa, Toni Maneu, já referiu que os resultados pré-clínicos (feitos em laboratório e animais) foram “muito positivos”.

A responsável também garantiu que os testes realizados até agora indicam que a vacina é eficaz contra a variante delta, que se tornou dominante nos últimos meses em vários países da Europa, sobretudo em Portugal e Espanha.

Segundo avança o El País, o ensaio clínico – que envolve humanos – vai comparar a vacina espanhola com outras que já estão no mercado.

Assim, os voluntários irão tomar uma ou outra, sem saber qual, e será avaliado, como objetivo principal, a segurança e tolerância da vacina. Como objetivos secundários, serão avaliadas a imunogenicidade – capacidade de ativar o sistema imunitário – e a eficácia.

A vacina é composta por duas proteínas modificadas juntas, correspondentes à proteína spike. Esta tecnologia também foi usada pelas farmacêuticas Novavax e Sanofi/GSK, mas no caso da Hipra, as duas proteínas recombinadas são semelhantes às da variante Alfa e da variante Beta, noticiou o jornal espanhol.

A vacina será testada com duas doses, dadas com um intervalo de três semanas e os voluntários terão entre 18 e 39 anos, sendo que pode ser armazenada a uma temperatura de entre os dois e os oito graus Celsius, o que facilita o armazenamento e distribuição.

A empresa planeia produzir cerca de 400 milhões de doses da vacina durante o próximo ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.