Primeira ponte de aço produzida por impressão 3D já pode ser visitada em Amesterdão

Estrutura terá sensores para ajudar a monitorizar aspetos como “tensão, movimentação, vibração e temperatura”, à medida que esta é atravessada. Simultaneamente, a tecnologia de machine learning, vai permitir detetar a necessidade de manutenção ou modificação.

Com 4.500 quilos de peso e construída com recurso a quatro robôs industriais, está já instalada nos canais de Amesterdão, nos Países Baixos, a primeira ponte de aço impressa através da tecnologia de impressão 3D.

A infraestrutura demorou seis meses a concluir e foi transportada para o local onde está atualmente instalada, no canal Oudezijds Achterburgwal, ao longo da segunda semana de julho, estando já aberta a transeuntes e ciclistas.

Incorporados na estrutura estão mais de uma dezena de sensores que deverão monitorizar fatores como “tensão, movimento, vibração e temperatura” à medida que esta é atravessada e que as mudanças climáticas exercem a sua influência. Os dados recolhidos serão inseridos num modelo digital da ponte, aponta o New Scientist.

O modelo vai ser usado pelos engenheiros para estudar as propriedades do material, caracterizado como “único”, com a ajuda de machine learning, de forma a detetar dados que possam indiciar a necessidade de manutenção ou modificação.

Na mesma linha, os engenheiros também esperam compreender outras possíveis utilizações para o aço impresso em 3D, nomeadamente em construções maiores e mais complexas.

Mark Girolami, da universidade de Cambridge, está a trabalhar no modelo digital da ponte com uma equipa do Instituto Alan Turing, em Londres, e revelou que as falhas frequentemente observadas nas pontes revelam deterioração que ficou por detetar. Como tal, informação constante sobre o estado das pontes poderá ajudar a prevenir as falhas referidas através de avisos prévios, aponta Girolami.

O investigador defende que os primeiros indicadores relativos à resistência da ponte de aço 3D são “positivos”.

“Um dos aspetos que descobrimos foi que os aspetos relacionados com a resistência dependem da orientação da impressão. Mas o que de certa forma foi surpreendente foi que a força de base era o que se esperaria de um aço apenas laminado, e na verdade aumentou em algumas direções.”

ARM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …