/

Primeira mulher presidente em Taiwan eleita com vitória esmagadora

csis_er / Flickr

Tsai Ing-wen, nova presidente de Taiwan

Tsai Ing-wen, nova presidente de Taiwan

A candidata da oposição em Taiwan, Tsai Ing-wen, conseguiu uma vitória eleitoral esmagadora, tornando-se a primeira mulher Presidente da ilha. O partido no poder, o Kuomintang, já admitiu a derrota.

De acordo com os dados fornecidos pela televisão local, a vitória de Tsai Ing-wen foi esmagadora, com cerca de 60% dos votos contra os 30% de Eric Chu, que sofreu uma derrota histórica.

Ao votar esmagadoramente no Partido Democrático Progressista, PDP, de Tsai Ing-wen, o principal partido da oposição, os taiwaneses expressaram claramente o seu desejo de virar às costas à China, depois de vários anos de aproximação.

O KMT liderou por oito anos a ilha e desenvolveu uma política de aproximação, sem precedentes, com a China, sob os auspícios de Ma Jing-jeou.

Desculpem-me… nós perdemos. O KMT sofreu uma derrota eleitoral. Nós não trabalhamos o suficiente e dececionamos as expetativas dos eleitores”, disse Eric Chu, candidato do Kuomintang na sede do partido, enquanto a contagem dos votos continua, mais de três horas após o encerramento das urnas.

A nova Presidente, de 59 anos, beneficiou da crescente preocupação com as relações bilaterais com a China e a frustração dos 18 milhões de eleitores com a estagnação económica.

O território traça o seu próprio destino desde 1949, quando o KMT se refugiou na ilha depois de ser derrotado pelos comunistas.

Após a morte do líder Chiang Kai-shek, em 1975, Taiwan tem vindo gradualmente a democratizar-se.

Por seu turno, a China ainda considera Taiwan como parte integrante do seu território.

A candidata eleita explicou que Taipé deve terminar a sua dependência económica em relação a Pequim e que iria, enquanto Presidente, ouvir a opinião pública sobre as relações bilaterais com o gigante vizinho.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.