Primeira-ministra da Irlanda do Norte demite-se. Brexit foi o culpado

A primeira-ministra unionista da Irlanda do Norte, Arlene Foster, anunciou hoje a sua demissão, depois de membros do seu partido a terem pressionado a sair, por causa da forma como lidou com as consequências do ‘Brexit’.

Arlene Foster, que teve um papel fundamental nas negociações da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), deixará o cargo de líder do seu partido, Partido Democrático Unionista (DUP, na sigla em inglês), em 28 de maio, e a chefia do Governo local, no final de junho, de acordo com um comunicado.

“Tenho procurado levar o partido e a Irlanda do Norte em direção a um caminho melhor”, disse Foster numa declaração televisiva.

“Embora tenha havido muitos tempos difíceis para o Executivo, continua a ser a minha firme visão de que a Irlanda do Norte tem sido melhor servida com ministros locais neste momento. É impensável que poderíamos ter enfrentado a pandemia de coronavírus sem os nossos próprios ministros delegados e nenhuma direção ministerial para os departamentos”, acrescentou, citada pelo The Telegraph.

A posição de Foster tornou-se insustentável depois de vários deputados do DUP terem assinado uma carta em que lhe retiravam a confiança política.

O movimento contra Foster, que lidera o partido desde 2015, é o mais recente sinal de como o ‘Brexit’ abalou o equilíbrio político na Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido, mas onde alguns cidadãos se identificam como britânicos e outros como irlandeses.

As regras comerciais pós-‘Brexit’ impuseram controlos alfandegários e de fronteira sobre algumas mercadorias que se deslocam entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.

O acordo foi projetado para evitar controlos entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, um país membro da UE, já que foi a ideia de uma fronteira aberta entre as regiões que permitiu sustentar o processo de paz que colocou fim a décadas de violência na Irlanda do Norte.

Os novos acordos perturbaram os unionistas britânicos da Irlanda do Norte, que afirmam que os novos controlos alfandegários equivalem a uma fronteira no mar da Irlanda e enfraquecem os laços com o resto do Reino Unido.

As tensões sobre as novas regras foram um fator que contribuiu para uma semana de violência nas ruas em cidades da Irlanda do Norte, no início deste mês, que viu jovens atingirem a polícia com tijolos e bombas artesanais.

Foster e outros políticos proeminentes do DUP estão a tentar resistir à ira de membros do partido, que acusam a atual liderança de apoiarem o processo de ‘Brexit’ assinado entre o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e Bruxelas.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …