Já começou a primeira expedição turística ao Titanic

(dr) Atlantic Productions

Depois do naufrágio de 1912, é a primeira vez que cidadãos terão a oportunidade de visitar um dos mais conhecidos naufrágios da história.

A apodrecer rapidamente e encalhado no oceano a quase quatro quilómetros de profundidade, não parecia haver esperanças de novas viagens para o Titanic, mas a OceanGate Expeditions tem outros planos.

Entre Maio e Setembro dos próximos anos, a empresa vai realizar viagens anuais para visitar o naufrágio. O preço não é para qualquer um: entre 100 e 150 mil dólares para os mais ricos dos mortais, o que equivale a entre 84 e 126 mil euros.

A primeira expedição já arrancou e é composta por uma equipa de investigadores, arqueólogos, biólogos marinhos e, pela primeira vez, turistas. O preço avultado torna esta expedição uma das mais caras actividades turísticas no mundo.

A viagem tem a duração de dez dias e permite aos cidadãos acompanhar e ajudar a equipa a recolher imagens, dados sonares e observar a vida marinha nos destroços, pouco tempo antes do desaparecimento inevitável do navio.

Cada descida demorará 90 minutos e os passageiros terão três horas para explorar os destroços, juntamente com biólogos e especialistas marinhos.

O navio de 109 anos “que nem Deus” poderia afundar está num avançado estado de degradação devido às correntes e por estar a ser consumido por bactérias que se alimentam de ferro. Há previsões que apontam para o desaparecimento do navio em poucas décadas.

“O oceano está a destruir o navio e temos de o documentar antes que desapareça ou que se torne irreconhecível”, revela o presidente da OceanGate Expeditions, Stockton Rush, à AP.

Desde a descoberta do navio em 1985 que o mastro e convés colapsaram. O ninho de corvo e a banheira do capitão já desapareceram e o ginásio perto da grande escadaria também colapsou. A proa está também em risco.

Bill Sauder, um historiador do Titanic que já geriu pesquisas para a empresa que detém os direitos de recuperação do navio, não acredita que a nova expedição vá encontrar algo “digno de notícias de primeira página”, mas revela à AP que pode ajudar, por exemplo, a confirmar onde ficavam os canis do navio.

Considerado o navio mais luxuoso e seguro do mundo, o Titanic naufragou com mais de 1.500 pessoas a bordo na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. A embarcação fazia a sua viagem inaugural, depois de partir de Southampton, em Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

AP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol, e uma revisão discutível no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …