Expedições turísticas aos destroços do Titanic arrancam em maio de 2021 (e custam uma pequena fortuna)

A partir de maio de 2021, vai ser possível mergulhar e visitar o naufrágio do famoso Titanic, que afundou em 1912 no Atlântico Norte. A expedição custa uma pequena fortuna – 125 mil dólares por pessoa. 

O mergulho exclusivo será realizado pela OceanGate Expeditions, uma empresa com sede em Washington, nos Estados Unidos. De maio a setembro dos próximos anos, a OceanGate Expeditions visitará o navio para realizar uma série de expedições de investigação e levar um pequeno número de convidados para desfrutar do mergulho.

Haverá seis missões de 10 dias e o submersível da classe Cyclops, Titan, vai transportar especialistas, investigadores e cientistas cidadãos treinados como Especialistas de Missão para o Titanic.

Segundo o Interesting Engineering, Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, terá trabalhado com a Boeing e a NASA para criar e construir o submersível.

Cada descida demorará 90 minutos e os passageiros terão três horas para explorar os destroços, juntamente com biólogos e especialistas marinhos.

O submersível pode acomodar um piloto, um cientista e três especialistas de missão – cada um pagará 125 mil dólares (equivalente a 105 mil euros). Titan, que levará passageiros a 3.800 metros sob o mar tem uma janela circular de 53 centímetros que permitirá que duas pessoas olhem para o lado de fora. Os especialistas da missão ajudarão a documentar o local.

O objetivo do estudo será analisar a taxa de decomposição do Titanic e relatar os artefactos que cercam os destroços. Além disso, os especialistas listarão alguns dos 300 tipos de animais que residem atualmente no Titanic.

Ao usar um sonar multifeixe, scanners a laser e tecnologia fotogramétrica, os investigadores também criarão um modelo 3D detalhado dos destroços da embarcação e as porções do campo de destroços que a rodeiam.

Segundo o Gizmodo, a expedição faz do Titanic um dos destinos turísticos mais caros do planeta. Em comparação, escalar o Monte Everest com um guia experiente e sherpas – pessoas da etnia da região montanhosa do Nepal – vai custar mais de 45 mil dólares (38 mil euros).

Considerado o navio mais luxuoso e seguro do mundo, o Titanic naufragou com mais de 1.500 pessoas a bordo na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. A embarcação fazia a sua viagem inaugural, depois de partir de Southampton, em Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O RMS Titanic está submerso há mais de 100 anos, a cerca de 600 quilómetros da costa de Newfoundland, no Canadá.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …