/

Expedições turísticas aos destroços do Titanic arrancam em maio de 2021 (e custam uma pequena fortuna)

A partir de maio de 2021, vai ser possível mergulhar e visitar o naufrágio do famoso Titanic, que afundou em 1912 no Atlântico Norte. A expedição custa uma pequena fortuna – 125 mil dólares por pessoa. 

O mergulho exclusivo será realizado pela OceanGate Expeditions, uma empresa com sede em Washington, nos Estados Unidos. De maio a setembro dos próximos anos, a OceanGate Expeditions visitará o navio para realizar uma série de expedições de investigação e levar um pequeno número de convidados para desfrutar do mergulho.

Haverá seis missões de 10 dias e o submersível da classe Cyclops, Titan, vai transportar especialistas, investigadores e cientistas cidadãos treinados como Especialistas de Missão para o Titanic.

Segundo o Interesting Engineering, Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, terá trabalhado com a Boeing e a NASA para criar e construir o submersível.

Cada descida demorará 90 minutos e os passageiros terão três horas para explorar os destroços, juntamente com biólogos e especialistas marinhos.

O submersível pode acomodar um piloto, um cientista e três especialistas de missão – cada um pagará 125 mil dólares (equivalente a 105 mil euros). Titan, que levará passageiros a 3.800 metros sob o mar tem uma janela circular de 53 centímetros que permitirá que duas pessoas olhem para o lado de fora. Os especialistas da missão ajudarão a documentar o local.

O objetivo do estudo será analisar a taxa de decomposição do Titanic e relatar os artefactos que cercam os destroços. Além disso, os especialistas listarão alguns dos 300 tipos de animais que residem atualmente no Titanic.

Ao usar um sonar multifeixe, scanners a laser e tecnologia fotogramétrica, os investigadores também criarão um modelo 3D detalhado dos destroços da embarcação e as porções do campo de destroços que a rodeiam.

Segundo o Gizmodo, a expedição faz do Titanic um dos destinos turísticos mais caros do planeta. Em comparação, escalar o Monte Everest com um guia experiente e sherpas – pessoas da etnia da região montanhosa do Nepal – vai custar mais de 45 mil dólares (38 mil euros).

Considerado o navio mais luxuoso e seguro do mundo, o Titanic naufragou com mais de 1.500 pessoas a bordo na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. A embarcação fazia a sua viagem inaugural, depois de partir de Southampton, em Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O RMS Titanic está submerso há mais de 100 anos, a cerca de 600 quilómetros da costa de Newfoundland, no Canadá.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.