/

25% dos portugueses já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19

José Coelho / Lusa

Um em cada 4 portugueses já foi vacinado com pelo menos uma dose. Com a vacina completa o valor baixa para 9%. Portugal já recebeu cerca mais de 3,5 milhões de doses.

Segundo dados apresentados pelo Expresso, mais de 77% da população com 80 ou mais anos já tem a vacina completa, sendo que com uma dose da vacina a percentagem aproxima-se dos 93%.

De acordo com os dados do relatório semanal da DGS, divulgados a 27 de abril, mais de 1,1 milhões de doses já foram administradas nesta faixa etária.

O país encontra-se na segunda fase do calendário de vacinação e mais de metade (54%) das 350 mil doses administradas esta semana foram administradas a pessoas entre os 65 e os 79 anos – sendo que atualmente apenas 4,5% têm a vacinação completa.

Por outro lado, uma parte considerável das doses, cerca de 38%, foram para completar a vacina do grupo dos idosos com mais de 80 anos.

A região Norte e Lisboa e Vale do Tejo somam mais doses inoculadas mas é o Alentejo que lidera em população com a vacinação completa (12%), seguindo-se o Centro (10,7%) e só depois Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.

Atualmente, as vacinas estão a ser distribuídas em simultâneo para todos os Estados-membros e a distribuição das doses é proporcional ao número de habitantes de cada país, sendo por essa razão que os vários estados estão a vacinar a diferentes velocidades.

Apesar de ter poucos habitantes, Portugal tem andado quase sempre a par com a média dos 27 Estados-membros.

Até agora, Portugal adquiriu cerca de 22 milhões de doses de várias vacinas contra a covid-19. A compra faz parte de um acordo entre a União Europeia e seis farmacêuticas.

Para já, há três vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento e que estão a ser administradas em Portugal: BioNTech/Pfizer, Moderna e AstraZeneca.

No futuro poderão ser administradas vacinas de outras farmacêuticas, mas ainda aguardam aprovação as vacinas CureVac e da Sanofi/GSK.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.