Primeira ATM de Bitcoins vai ser feita em Portugal

A primeira caixa ATM da moeda virtual Bitcoin, que pode vir a ser instalada em Nova Iorque é “made in” Portugal, noticiou hoje a edição digital do jornal New York Post.

Josh Harvey, cofundador da empresa Lamassu, que tem comercializado as caixas automáticas em vários países, incluindo Estados Unidos, divulgou uma das máquinas, na semana passada, na exposição Consumer Electronics Show, em Las Vegas.

Segundo o New York Post, as máquinas ATM foram criadas e são fabricadas em Portugal.

Willard Ling, um norte-americano natural de Brooklyn, está disposto a instalar num café a primeira máquina de Bitcoin de Nova Iorque, estando em negociações com os seus proprietários.

Porém, aguarda que os legisladores de Nova Iorque e o Departamento dos Serviços Financeiros regulem o uso de “bitcoins” no estado.

A Bitcoin usa a tecnologia “ponto-a-ponto” – arquitectura de redes de computadores – para operar sem nenhuma autoridade central ou banco a controlar a moeda ou as transações.

Os utilizadores do sistema descarregam uma carteira de Bitcoin para uma aplicação móvel e colocam uma “password”. Um código QR (código de barras bidimensional) aparece.

Ao comprimirem, depois, um telemóvel contra a caixa ATM, o código QR é digitalizado. Em seguida, metem dinheiro na máquina e, rapidamente, esta, em troca, envia “bitcoins” para o telefone móvel.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE "é o partido mais plural da sociedade portuguesa"

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora. Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção …

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …