Primavera chega esta quinta-feira, em dia de Verão e Inverno

Juliana Pinto / Flickr

-

A Primavera chega esta quinta-feira à tarde, quando o dia é exatamente do tamanho da noite em todo o planeta e o Sol atravessa a linha do Equador, com previsões de um dia com sol, mas também com chuva.

A Primavera deste ano começa precisamente às 16h57 de dia 20 de março.

Estão previstas nuvens até ao final da manhã no litoral oeste e à tarde as nuvens e talvez a chuva regressam ao interior norte e centro. Vai também ficar mais frio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A estação é marcada pela mudança da hora, no último domingo do mês, quando o Sol se põe, de um dia para o outro, uma hora mais tarde, e é ainda ela que determina a Páscoa, que é marcada para o domingo que se seguir à primeira noite de lua cheia após o equinócio – neste caso, dia 20 de abril. 

O Verão, estação que se segue, chega oficialmente a 21 de junho.

“Primeiro Verão”

Suzana Ferreira, astrónoma do Observatório Astronómico de Lisboa, explica que todos os anos o início da estação difere, caindo por vezes no dia 21. Os equinócios – de Primavera, em março, e de Outono, em setembro – são os únicos momentos em que o alinhamento da Terra com o Sol torna os dias e as noites iguais.

No hemisfério sul, na cidade de Ushuaia, Argentina, uma das mais a sul do planeta, o Sol vai nascer às 10h30 e pôr-se às 22h46. E no ponto mais a norte, numa pequena localidade da ilha de Spitsbergen chamada Longyerbyen, o Sol nasce às 04h52 e põe-se às 17h21. Doze horas em ambos os casos.

Suzana Ferreira lembra que as mudanças vão-se sentindo com mais força quanto mais longe se estiver da linha do Equador. Se em Portugal os dias vão ficando maiores à razão de um minuto em cada 24 horas, naqueles locais a diferença é de 15 minutos diários. Quando chegar o verão de Portugal, Longyerbyen terá dias intermináveis e Ushuaia a noite mais longa.

“Nos dias a seguir e nos anteriores (à Primavera) as diferenças são mínimas em Portugal”, diz a responsável. Aliás, essas diferenças mínimas deram origem ao nome da estação, que deriva da expressão em latim “primo ver”, ou primeiro Verão.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.