Presos recebem contrabando por drones

US Defense Department

Foram detetados drones a transportar contrabando a sobrevoar a prisão de Vale de Judeus. Os aparelhos voadores controlados à distância terão largado bens ilegais na cadeia para que fossem recolhidos pelos presos.

O presidente do Sindicato Nacional dos Guardas Prisionais, Jorge Alves, em entrevista à SIC, admite que os drones permitem aos reclusos “perceber e controlar os movimentos dos guardas” ao minuto, de forma a melhor esconder o contrabando e facilitar a entrada e saída do aparelho sem ser detetado, chegando a evitar as câmaras de vigilância da prisão.

No caso do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, os responsáveis não terão conseguido identificar os bens introduzidos na prisão. Ainda assim, os reclusos envolvidos no contrabando foram identificados e sancionados, o que, para Jorge Alves, mostra o hábito de se “reagir aos fenómenos e não de os prevenir”.

O uso de drones alia-se ao arremesso de encomendas sobre as vedações das cadeias e o contrabando intermediado por funcionários das próprias prisões. Objetos como telemóveis é introduzido em esponjas de lavar a loiça, escondido na roupa ou em bens alimentares, como queijo, bolos ou embalagens de pão de forma.

Os métodos serão tão eficazes que, de acordo com o canal de televisão, chegará a haver reclusos com múltiplos telemóveis dentro da prisão. Caso sejam apanhados, os presos podem ser alvo de um processo disciplinar que limita, por exemplo, o acesso ao pátio do estabelecimento prisional.

Os guardas prisionais, citados pela SIC, garantem não ter formação nem recursos para travar a entrada ilegal de bens por esta forma. “Não há procedimento claro. Pelo menos não temos conhecimento de que a Direção Geral tenha emitido instruções precisas para os estabelecimentos prisionais que têm condições para detetar um drone”, afirma o dirigente sindical. Sublinha ainda que é necessário as cadeias terem “torres e guardas nas torres” para que se possa “abater o drone”.

As quatro torres de Vale de Judes foram demolidas por falta de condições, dependendo de câmaras de segurança, o que dificultará a deteção do contrabando.

Recentemente, na prisão de Paços de Ferreira, a festa de aniversário de um recluso foi divulgada nas redes sociais, após ser captada pelos próprios presos nos telemóveis contrabandeados. A diretora do estabelecimento prisional, Maria Fernanda Monteiro Barbosa, demitiu-se após o caso se tornar público.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …