Reclusos dão festa na prisão de Paços de Ferreira e publicam vídeo no Facebook

Um grupo de reclusos da cadeia de Paços de Ferreira filmou em direto para o Facebook a festa de aniversário de um dos presos.

Um grupo de reclusos da cadeia de Paços de Ferreira transmitiu em direto, através do Facebook, a festa de aniversário de um dos presos, avança o Correio da Manhã. O vídeo, de cerca de 40 minutos, foi filmado este sábado na ala A da prisão através de um telemóvel.

De acordo com o jornal, as imagens mostram um grupo de reclusos a dançar e a comer bolo de aniversário. A Direção-Geral dos Serviços Prisionais adiantou que já foi instaurado “um inquérito interno, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, e coordenado por um procurador”.

Segundo o Diário de Notícias, o magistrado do Ministério Público que coordena o Serviço de Auditoria e Inspeção do Norte da Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais já esteve no estabelecimento prisional este domingo para o arranque da investigação.

A festa de aniversário teve início às 14 horas deste sábado e terminou uma hora e meia mais tarde. Este período de tempo corresponde ao período de visitas na cadeia de Paços de Ferreira. Apesar de ser um estabelecimento prisional de alta segurança destinado a reclusos perigosos, a essa hora há dois guardas de serviço na ala A, onde estão 400 reclusos.

Segundo o CM, foi assim que os reclusos conseguiram aproveitar a abertura das celas para montar mesas no corredor da prisão e, mesmo assim, conseguiram escapar ao olhar dos guardas prisionais.

O aniversariante era um traficante de droga que mantém o seu perfil no Facebook, no qual publica regularmente. O detido foi, entretanto, transferido para a cadeia de Vale de Judeus.

A utilização de telemóveis é proibida dentro dos estabelecimentos prisionais. No entanto, apesar disso, o vídeo mostra vários reclusos a utilizarem um aparelho destes. Nenhum guarda prisional surge na filmagem que está agora a ser investigada.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. um local fechado onde tudo se pode controlar e no entanto não são capazes de impedir que estes condenados tenham acesso a este tipo de dispositivos com os quais se quiserem podem continuar a cometer crimes incluindo planear fuga com auxilio externo.

    brilhante!
    viva o colectivismo e incompetência reinante.

  2. Ainda não percebi este ridículo de esconderem a cara destes tipos quando eles próprios a mostraram para quem quisesse ver em direto… estas leis estão mesmo maradas… rsss

  3. Qual o stress? Não podem festejar? Se fosse um jogo de futebol, não podiam festejar?
    Não houve perigo algum, não houve feridos … Enfim. Há cada notícia …

    • Provavelmente nem era preciso estarem presos, porquê castigar esses santinhos… O estado é mesmo mau, não chega chamarem a essa gente “criminosos” como também força a sua “reclusão”, como ainda não permite festas de aniversários nem telemóveis… Coitados desses anjinhos, são penalizados por “fazerem o bem para a sociedade”…
      Tenha paciência!

  4. nas cadeias tudo é proibido, mas ha sempre coisas la dentro
    é proibido droga, mas trocam seringas. é proibido ter telemoveis mas eles têm e telefonam e publicam coisas na internet

    se ha aparelhos para bloquerar os telemoveis, porque nao os usam?
    será que depois os guardas nao podem usa-los? mas se estao de ser serviço nao têm nada que andar nas redes sociais

    estas situaçoes so acontecem num pais como o nosso em que os presos têm mais direitos do que um cidadao normal (que so tem deveres)

  5. Chamam a isto prisão e algumas até alcunhadas de alta segurança, comem todos lá dentro de prisioneiros a guardas parecem fazer todos parte da mesma seita! Não deu direito a transmissão pela Eurovisão? Foi pena!. Alguém anda a gozar com o povo deste país que na prática é quem sofre as consequências com os crimes e nos custos com os criminosos e seus seguranças.

RESPONDER

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …