“Nunca aceitei bilhetes”. Presidente do Supremo nega insinuações de Ana Gomes

(dr) STJ

António Joaquim Piçarra, o novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), António Joaquim Piçarra, esclareceu esta segunda-feira que nunca aceitou convites de qualquer clube de futebol para assistir a jogos e repudiou “insinuações gerais de parcialidade da justiça” em relação aos clubes.

“Esclareço que nunca aceitei convites de qualquer clube de futebol para assistir a jogos”, declarou à agência Lusa António Joaquim Piçarra, acrescentando: “Repudio, em nome pessoal e como presidente do STJ e do Conselho Superior da Magistratura [CSM], insinuações gerais de parcialidade da justiça que têm surgido a este propósito”.

O esclarecimento enviado à agência Lusa por António Joaquim Piçarra, que preside também ao CSM, surge após uma notícia do jornal Record sobre declarações à SIC da ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, bem como um tweet da diplomata em que esta diz constatar que o primeiro de uma lista de juízes contemplados com bilhetes “grátis” do Benfica é “hoje presidente do STJ e, simultaneamente, do CSM”.

Nas declarações à SIC, reproduzidas pelo desportivo Record, Ana Gomes alude ao caso de um juiz que pediu escusa por ser sócio de um clube de futebol (Benfica) e cujo pedido não foi aceite, dizendo que isso é “estranho”, tanto mais quando “circula por aí, por exemplo, uma lista, que até hoje não viu ser desmentida por ninguém, de 44 juízes portugueses que recebiam bilhetes “grátis” do Benfica”.

Segundo disse Ana Gomes, essa lista tem um membro do atual Governo que até fez parte de um coletivo de juízes, que determinou a prisão preventiva de Rui Pinto (Antero Luís), e tem o próprio presidente do STJ e do CSM.

Questionado que sinal se dá aos jovens juízes, em início de carreira, Ana Gomes adianta que essa lista é pública, circula nas redes sociais, e exige uma tomada de posição não só dos próprios juízes que lá estão, mas das próprias autoridades, das instituições e do CSM (órgão de gestão e disciplina da magistratura judicial).

Ana Gomes, que tem defendido uma investigação profunda às revelações feitas pelo hacker Rui Pinto (em prisão preventiva), quer em torno do Luanda Leaks quer relativamente ao Football Leaks, disse ainda não imaginar ver nenhum dos 44 juízes (se não desmentirem e se demarcarem dessa lista) a integrar, por exemplo, o coletivo de juízes que venha a julgar Rui Pinto, ou a julgar, as questões relacionadas com os Luanda Leaks, que são produto das revelações de Rui Pinto.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …