Presidente do Azerbaijão nomeou a mulher para vice-presidente

O Presidente do Azerbaijão nomeou a mulher para ser vice-presidente do país, cargo que foi criado através de um referendo constitucional e que está a ser muito contestado pela oposição.

Na passada terça-feira, Ilham Aliyev anunciou que nomeou a mulher para a vice-presidência do país. De acordo com a Al Jazeera, esta decisão surge depois de, no ano passado, ter sido feito um referendo constitucional apenas para criar o cargo.

Mehriban Aliyeva, de 52 anos, é licenciada em Medicina, preside ao partido do marido, o Yeni Azerbaijan, foi embaixadora da UNESCO e liderou a Heydar Aliyev Foundation, uma associação de solidariedade com o nome do ex-presidente do país e pai de Ilham.

A primeira-dama, agora também vice-presidente, nasceu no seio de uma das famílias mais ricas e influentes do país, os Pashayev, que detêm várias empresas na área da banca, seguradoras e construção.

Além deste cargo, a revisão constitucional prevê ainda um outro vice-presidente, cargo esse que ainda não foi ocupado, mas já há rumores de que possa ser para o filho do casal, que tem apenas 19 anos, uma vez que não existe idade mínima para o seu titular.

A oposição está revoltada com esta decisão, considerando que é anti-democrática e que é mais uma forma da família presidencial enriquecer graças ao Estado.

Em declarações à Reuters, Ali Kerimli, líder de um dos partidos da oposição, diz que “esta nomeação mostra desrespeito pelo povo” e é “o primeiro passo para estabelecer uma monarquia absoluta“.

“Esta medida põe o Azerbaijão de volta aos tempos medievais e feudais“, afirma ainda o líder do partido Musavat, Isa Gambar, à agência AFP.

Aliyeva é conhecida por ter um estilo de vida luxuoso e pela elegância e requinte em todos os eventos públicos em que marca presença.

Em certas conversas de diplomatas norte-americanos, divulgadas pela WikiLeaks, a primeira-dama foi acusada de ter problemas em “fazer certas expressões faciais” devido às frequentes “cirurgias plásticas” e de ter poucos conhecimentos sobre a vida política.

Os telegramas tornados públicos em 2010 também criticam a agora vice-presidente por usar vestidos que, até no Ocidente, seriam considerados “demasiado provocadores”, escreve a Al Jazeera.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …

Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa …

"El Chapo asiático", um dos traficantes mais procurados do mundo, detido em Amesterdão

Tse Chi Lop, o líder do The Company, uma rede criminosa que domina um mercado ilegal de drogas em toda a Ásia, avaliada em mais de 70 mil milhões de dólares, foi detido na sexta-feira …

Bernardo Silva desmente treinador Renato Paiva e atira: "Depois do ingrato, impaciente"

Bernardo Silva recorreu neste fim-de-semana às redes sociais para desmentir as declarações de Renato Paiva, treinador da formação do SL Benfica, que afirmou que o internacional português não teve paciência para esperar pela sua oportunidade …