/

Presidente da Guatemala demite-se após mandato de prisão por corrupção

fdionline / Flickr

O presidente da Guatemala, Otto Perez Molina

O presidente da Guatemala, Otto Perez Molina

O Ministério Público da Guatemala emitiu esta quarta-feira um mandado de prisão contra o presidente Otto Pérez, acusado de corrupção, a poucos dias das eleições gerais no país. O presidente apresentou a demissão do cargo.

“O mandado de prisão contra o presidente foi autorizado” pelo juiz Miguel Angel Galvez, encarregado do processo, anunciou a porta-voz do Ministério Público, Julia Barrera.

Na sequência da emissão do mandato de captura, o presidente Otto Pérez apresentou a sua demissão.

Segundo foi divulgado em meios de informação locais, a carta de demissão do presidente foi assinada às 19h locais, e enviada ao Congreso de la República, a assembleia legislativa do país.

Otto Pérez Molina, um general da reserva de 64 anos e no poder desde 2012, tinha perdido a imunidade por votação unânime no Parlamento, uma medida inédita na história da Guatemala e comemorada nas ruas.

No fim de agosto, o procurador da Guatemala tinha recomendado ao presidente Otto Pérez que renunciasse, devido às acusações de corrupção, a fim de preservar a estabilidade do país, onde tem  ocorrido grandes protestos anti-governamentais.

O escândalo estourou em abril, quando a Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala, entidade da Organização das Nações Unidas com a função de sanear o sistema judiciário, infiltrado pelo crime organizado, acusou um dos principais assessores da ex-vice-presidente Roxana Baldetti de envolvimento numa rede de contrabando e fraude tributária.

Baldetti deixou o cargo em 8 de maio.

O escândalo de corrupção tem desencadeado protestos na Guatemala que, no próximo dia 6, escolhe o sucessor de Otto Pérez.

O presidente, cujo mandato termina em janeiro, não pode disputar novamente o cargo.

ZAP / Lusa / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.