Presidente chinês foi ao pão quente com carne de porco e cebola

Weibo

O presidente da China, Xi Jinping, no restaurante Qingfeng

O presidente da China, Xi Jinping, no restaurante Qingfeng

O Presidente chinês, Xi Jinping, provocou este sábado grande alvoroço quando visitou um popular restaurante de Pequim, onde ficou na fila para comprar pães tradicionais.

Num movimento também interpretado como destinado a melhorar a sua imagem, Xi Jinping aparece junto à loja Qingfeng, popular pela venda de pão cozido a vapor e recheado com carne de porco e cebola, referiu a imprensa estatal.

A refeição terá incluído ainda vegetais e fígado frito e foi paga pelo próprio Presidente, que gastou 21 yuan (cerca de 2,5 euros).

Fotografias e vídeos da visita rapidamente se espalharam pela Internet com muitos utilizadores a deixar comentários, quer apoiando a acção de Xi Jinping, quer interrogando-se se os clientes e empregados da loja não seriam atores ou seguranças.

Os presidentes da China e outros elementos dos cargos de topo da hierarquia chinesa raramente são vistos em público fora dos portões de Zhongnanhai, o bairro que alberga o Governo central e é fortemente guardado.

Por outro lado, a ‘saída’ de Xi Jingping é também comparada à do vice-Presidente norte-americano e do Secretário do Tesouro que fizeram manchetes por encomendarem refeições baratas durantes as suas visitas a Pequim.

Mas, como salientou um cibernauta: “Progresso é progresso e não temos de nos comparar sempre aos Estados Unidos”.

 

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lisboa está entre as cem cidades com os melhores hospitais do mundo

Lisboa figura na lista das cidades com os melhores hospitais do mundo segundo o estudo "Best Hospital Cities Ranking 2019", realizado pela primeira vez pela tecnológica da área da saúde Medbelle, uma startup baseada em …

Gaudêncio demite-se da liderança do PSD/Açores e pede eleições internas antecipadas

O líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, demitiu-se esta terça-feira do cargo e vai pedir eleições internas diretas, não adiantando se se irá recandidatar ao cargo que assumiu há um ano. Alexandre Gaudêncio anunciou esta terça-feira, em …

Mortes causadas por agentes da polícia crescem 4,3% com Bolsonaro no poder

Agentes da polícia no Brasil causaram a morte de pelo menos 2.886 pessoas nos primeiros seis meses deste ano, mais 4,3% que os 2.766 registados no mesmo período do ano passado. Segundo um levantamento divulgado na …

Duarte Cordeiro, Alexandra Leitão e Ricardo Serrão Santos. Costa e Marcelo reunidos para falar sobre novo governo

O primeiro-ministro indigitado está esta tarde reunido com o Presidente da República, na habitual reunião semanal, que foi antecipada e que servirá para António Costa entregar a composição do novo governo a Marcelo Rebelo de …

FMI. Portugal vai crescer acima da zona euro em 2019 e 2020

Com a revisão em alta de 0,2 pontos percentuais para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, o FMI posiciona as suas previsões alinhadas com as do Governo, mas mantêm-se menos otimista para 2020 do …

Ex-diretora e delatora do caso Cambridge Analytica vai à Web Summit

Brittany Kaiser, ex-diretora e denunciante do caso Cambridge Analytica, vai participar nas conferências da Web Summit, que se realiza entre 4 e 7 de novembro, no Parque das Nações, em Lisboa. A estrela do documentário “Nada …

Comprar casa à distancia de um clique. Nova app já é uma das mais descarregadas

Uma nova aplicação para smartphone permite a procura, compra ou venda de imóveis de uma forma mais prática, facilitando o agendamento de visita às casas. A Century21 anunciou recentemente o lançamento de uma nova aplicação para …

Prédio de sete andares desaba no Brasil. Há um morto e várias vítimas nos destroços

Um edifício residencial de sete andares desabou, esta terça-feira de manhã, em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, provocando pelo menos um morto e vários feridos, segundo os bombeiros. Segundo fonte dos …

Já chegaram 138 mil votos dos emigrantes portugueses (mas nenhum da África do Sul)

Já chegaram 138 mil envelopes com votos dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. Foram enviadas 1.464.709 cartas com um boletim de voto para 186 países nos primeiros dias de setembro. Porém, destes 138 mil boletins, nenhum …

"Portugal tem margem" para ter défice em caso de crise

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, diz que Portugal pode deixar o défice subir em caso de crise, mas avisa que é preciso cuidado para que a despesa não se torne permanente. Numa entrevista …