O Presidente chinês, Xi Jinping, provocou este sábado grande alvoroço quando visitou um popular restaurante de Pequim, onde ficou na fila para comprar pães tradicionais.
Num movimento também interpretado como destinado a melhorar a sua imagem, Xi Jinping aparece junto à loja Qingfeng, popular pela venda de pão cozido a vapor e recheado com carne de porco e cebola, referiu a imprensa estatal.
A refeição terá incluído ainda vegetais e fígado frito e foi paga pelo próprio Presidente, que gastou 21 yuan (cerca de 2,5 euros).
Fotografias e vídeos da visita rapidamente se espalharam pela Internet com muitos utilizadores a deixar comentários, quer apoiando a acção de Xi Jinping, quer interrogando-se se os clientes e empregados da loja não seriam atores ou seguranças.
Os presidentes da China e outros elementos dos cargos de topo da hierarquia chinesa raramente são vistos em público fora dos portões de Zhongnanhai, o bairro que alberga o Governo central e é fortemente guardado.
Por outro lado, a ‘saída’ de Xi Jingping é também comparada à do vice-Presidente norte-americano e do Secretário do Tesouro que fizeram manchetes por encomendarem refeições baratas durantes as suas visitas a Pequim.
Mas, como salientou um cibernauta: “Progresso é progresso e não temos de nos comparar sempre aos Estados Unidos”.
/Lusa