Presidente chinês atrasou-se 20 minutos. Bolsonaro cancelou reunião

Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, abandonou as instalações da delegação chinesa na cimeira do G20, na cidade japonesa de Osaka, após perceber que o Presidente da China, Xi Jinping, que tinha uma reunião marcada com ele, estava atrasado 20 minutos.

De acordo com acordo com o jornal Estado de S. Paulo, a reunião estava marcada para as 14h30. O Presidente do Brasil e a sua delegação chegaram a ir para a sala da delegação chinesa na cimeira do G20, mas por volta das 14h50 abandonaram o local, ficando a reunião sem efeito.

Aos jornalistas no local, o porta-voz da Presidência do Brasil, o general Otávio Rêgo Barros, disse que havia uma “incompatibilidade de agendas em função do atraso das [reuniões] bilaterais”.

“Esperamos até o presente momento e como temos um horário para descolagem e ainda temos que regressar ao hotel para fazer o encerramento,o Presidente decidiu abdicar dessa bilateral e posteriormente efetivar os contactos necessários para o prosseguimento das conversações entre os dois países”, disse aquele porta-voz.

“A logística foi determinante nesse processo”, acrescentou, rejeitando assim que a decisão de Jair Bolsonaro tenha motivações políticas.

O Presidente brasileiro tem na agenda uma viagem oficial a Pequim para outubro, em data ainda por definir. De acordo com o jornal brasileiro, essa viagem pode também incluir uma passagem pela Arábia Saudita.

Quando era deputado federal e também durante a campanha, Bolsonaro fez repetidas críticas à China, acusando o país de estar “a comprar o Brasil”. “A China vai continuar a fazer comércio connosco, vamos desfazer qualquer o mal-entendido que, por ventura, possa ter tido. Se bem que sabem filtrar as informações”, disse Bolsonaro no Japão.

“Eles sabem também da importância do Brasil para com eles e, se puder abrir o comércio, vamos abrir. Há interesse nosso, a China é o nosso maior parceiro comercial e queremos aprofundar o nosso relacionamento”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Queriam definir cidade à francesa, mas Marcelo não concordou e fez-se ouvir na Academia

A Academia Francesa apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente português a nova definição da palavra cidade, mas Marcelo não esteve inteiramente de acordo, causando, segundo o próprio, um dos debates mais intensos dos mais de 350 …

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …