/

Presidenciais EUA. Cancelado segundo debate entre Biden e Trump

Jim Lo Scalzo / EPA

O segundo debate presidencial entre o chefe de Estado norte-americano, o republicano Donald Trump, e recandidato ao cargo e o candidato democrata, Joe Biden, inicialmente agendado para 15 de outubro, foi cancelado na sexta-feira.

A decisão foi tomada pela comissão eleitoral responsável pela organização do debate, dá conta a agência noticiosa France-Presse (AFP). A incerteza em relação à realização deste debate, que seria em Miami (Florida), já existia desde que Trump contraiu a doença provocada pelo novo coronavírus, na última semana.

A comissão eleitoral ponderou, entretanto, a realização de um debate online entre os dois candidatos à Casa Branca durante o próximo mandato.

Contudo, Donald Trump recusou categoricamente este formato. ”

Não vou perder o meu tempo num debate virtual. Um debate não é isso, de todo. É ridículo”, disse Trump numa entrevista à Fox Bussiness, citado pela Axios.

Com as presidenciais a menos de três semanas, no calendário eleitoral apenas há mais uma possibilidade para um frente-a-frente entre ambos: o debate de 22 de outubro.

938 mortos e 60.279 casos nas últimas 24 horas

O s Estados Unidos registaram 938 mortes devido à covid-19 e mais 60.279 casos da doença, nas últimas 24 horas, indicou na sexta-feira a Universidade Johns Hopkins.Este balanço, às 20:00 de sexta-feira (01:00 desta sexta-feira em Lisboa), elevou o número total de óbitos para 213.570 e o de casos para 7.658.559 desde o início da pandemia.

De acordo com a contagem independente da universidade norte-americana, o estado de Nova Iorque continua a ser o que regista maior número de mortos no país, 33.290, mais do que o número de óbitos devido à doença no Peru, em França ou em Espanha.

O Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde da Universidade de Washington, cujos modelos de evolução da pandemia são frequentemente referidos pela Casa Branca, estimou que, nas eleições presidenciais, agendadas para 03 de novembro, os Estados Unidos vão chegar às 235 mil mortes, e em 31 de dezembro às 360 mil.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e sessenta e três mil mortos e mais de 36,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.