Presidenciais. Campanha de André Ventura promete comício em todas as cidades

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do partido Chega, André Ventura

Sob o lema “Mudar Portugal”, André Ventura prometeu percorrer todo o país na sua campanha para a Presidência da República, que se vai centrar nos cidadãos descontentes com o sistema político e partidário em geral e insatisfeitos com o discurso “politicamente correto”.

“Vou tentar percorrer todo o país. Fazer comícios para as pessoas me conhecerem melhor. É muito compensador”, disse André Ventura, em declarações ao Observador.

Ppara André Ventura, só ele próprio é que tem o perfil certo para provocar uma segunda volta com o atual chefe de Estado. “Não vou ser como a Marisa Matias ou o Tino de Rans. Vou à corrida presidencial para obrigar Marcelo Rebelo de Sousa a falar de Tancos ou do BES. E mostrar aos portugueses que é uma pessoa que fala demais, mas não resolve nada, não nos serve. Só dá para tirar selfies com ele”, disse ao Observador.

O deputado que disse em plenário que se estava “nas tintas para a Constituição”, é o mesmo que quer “levar até aos limites os poderes presidenciais”, como o veto ou o poder de dissolver a Assembleia da República.

Ventura apresenta-se como sendo “antissistema”. “Marcelo Rebelo de Sousa é a face deste sistema, nasceu neste sistema, cresceu com este sistema e defende este sistema. Nós somos precisamente o oposto”, diz no vídeo em que anuncia a sua candidatura a Belém.

Há quem o compare a Donald Trump, mas isso não intimida Ventura. “Falo assim no dia-a-dia. Estou a ser autêntico. E quando os eleitores percebem isso, não nos falham no dia das eleições”. Ainda assim, Ventura admite o risco de os eleitores mais moderados se afastarem do Chega quando o discurso do deputado se radicaliza.

Marcelo disse só irá comunicar a sua decisão sobre uma eventual recandidatura nas presidenciais de 2021 após convocar eleições, “provavelmente em novembro“. Ventura anunciou, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021.

O nome de Ana Gomes tem sido apontado às eleições presidenciais, apesar desta já ter descartado uma eventual candidatura a Belém.

Uma sondagem divulgada na segunda-feira mostra que Marcelo continua a ser o favorito.. Nessa sondagem, André Ventura alcançou 9,3% das intenções de voto.

  ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Promessas como esta?
    “André Ventura e a arte de gozar com a cara do eleitorado do Chega”
    facebook.com/chegadeventura/videos/2225205857786052/

RESPONDER

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …