/

Presidência da República gastou 21 mil euros em testes à covid-19

2

António Cotrim / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

A Presidência da República realizou 239 testes laboratoriais à covid-19 aos funcionários que mantiveram contacto com Marcelo Rebelo de Sousa depois de o Presidente ter estado em quarentena. Os testes foram feitos no privado e custaram 21 mil euros.

As contas são apresentadas pela Rádio Renascença que refere, citando uma nota da Presidência, que foram feitos 239 testes aos trabalhadores, tendo todos apresentado resultados negativos.

Os testes foram realizados no seguimento da visita de uma Escola de Felgueiras ao Palácio de Belém que levou Marcelo Rebelo de Sousa a ficar em quarentena.

Não havia nenhuma aluno infectado entre os que visitaram Belém, mas a escola tinha sido encerrada devido ao internamento de um aluno que estava com a infecção.

Os testes aos funcionários da Presidência foram feitos num laboratório privado “por não estarem em causa situações que cumprissem os critérios para testes passados pelo SNS (Serviço Nacional de Saúde)”, nomeadamente o “contacto próximo com infectados” e a “apresentação de sintomas”, como destaca a Renascença.

O contrato por ajuste directo com o laboratório privado Germano de Sousa foi celebrado em Maio e só foi publicado neste mês no portal de contratos públicos, revelando que a Presidência gastou 21 mil euros nestes testes.

Marcelo fez vários testes, mas diz que os pagou ele

Marcelo Rebelo de Sousa já fez, entretanto, mais testes. O Presidente revela que os tem feito com regularidade, mas garante ao Correio da Manhã (CM) que os paga do seu bolso “e não pelo erário público“.

Os dois últimos testes feitos pelo Presidente foram neste mês de Agosto, após ter tido contacto com o apresentador Jorge Gabriel, que se encontra de quarentena no seguimento do surto detectado em Porto Santo, na Madeira.

“Depois desse encontro fortuito já fiz dois testes”, assegura Marcelo ao CM, notando que não está “preocupado”.

Uma turista portuguesa, amiga de Jorge Gabriel, testou positivo depois de ter estado na ilha, originando um surto com várias infecções já confirmadas. A mulher e a filha do apresentador da RTP1 estão entre as pessoas infectadas.

ZAP //

2 Comments

  1. Temos que chegar à conclusão, infelizmente que há muita gente a conviver bem com o vírus e a aproveitar-se dele o melhor que pode. Isto é uma amostra ínfima! Mas 21.000 euros para realizar 239 testes, sr Germano, convenhamos que é muito dinheiro, meu Deus!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.