Presidência da República gastou 21 mil euros em testes à covid-19

António Cotrim / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

A Presidência da República realizou 239 testes laboratoriais à covid-19 aos funcionários que mantiveram contacto com Marcelo Rebelo de Sousa depois de o Presidente ter estado em quarentena. Os testes foram feitos no privado e custaram 21 mil euros.

As contas são apresentadas pela Rádio Renascença que refere, citando uma nota da Presidência, que foram feitos 239 testes aos trabalhadores, tendo todos apresentado resultados negativos.

Os testes foram realizados no seguimento da visita de uma Escola de Felgueiras ao Palácio de Belém que levou Marcelo Rebelo de Sousa a ficar em quarentena.

Não havia nenhuma aluno infectado entre os que visitaram Belém, mas a escola tinha sido encerrada devido ao internamento de um aluno que estava com a infecção.

Os testes aos funcionários da Presidência foram feitos num laboratório privado “por não estarem em causa situações que cumprissem os critérios para testes passados pelo SNS (Serviço Nacional de Saúde)”, nomeadamente o “contacto próximo com infectados” e a “apresentação de sintomas”, como destaca a Renascença.

O contrato por ajuste directo com o laboratório privado Germano de Sousa foi celebrado em Maio e só foi publicado neste mês no portal de contratos públicos, revelando que a Presidência gastou 21 mil euros nestes testes.

Marcelo fez vários testes, mas diz que os pagou ele

Marcelo Rebelo de Sousa já fez, entretanto, mais testes. O Presidente revela que os tem feito com regularidade, mas garante ao Correio da Manhã (CM) que os paga do seu bolso “e não pelo erário público“.

Os dois últimos testes feitos pelo Presidente foram neste mês de Agosto, após ter tido contacto com o apresentador Jorge Gabriel, que se encontra de quarentena no seguimento do surto detectado em Porto Santo, na Madeira.

“Depois desse encontro fortuito já fiz dois testes”, assegura Marcelo ao CM, notando que não está “preocupado”.

Uma turista portuguesa, amiga de Jorge Gabriel, testou positivo depois de ter estado na ilha, originando um surto com várias infecções já confirmadas. A mulher e a filha do apresentador da RTP1 estão entre as pessoas infectadas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Temos que chegar à conclusão, infelizmente que há muita gente a conviver bem com o vírus e a aproveitar-se dele o melhor que pode. Isto é uma amostra ínfima! Mas 21.000 euros para realizar 239 testes, sr Germano, convenhamos que é muito dinheiro, meu Deus!!!

RESPONDER

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …