Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

Rodrigo Antunes / Lusa

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar.

“É um período particularmente difícil. Eu estou a acompanhar e sempre, como acontece nestas situações, embora eu deva partir daqui depois de amanhã [sábado], espero não ter de partir amanhã [sexta-feira]. Era bom sinal. Era sinal de que a noite permitiu um controlo nalgumas destas frentes”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no centro da cidade Vila Baleira, onde se deslocou esta noite em passeio, com o propósito de comer uma “lambeca”, um tipo de gelado muito popular no Porto Santo.

O Presidente da República vincou que esteve em contacto com o ministro da Administração Interna e com os presidentes de câmara de Sernancelhe, Alijó, Fundão e Sabugal. “As condições, já se sabia, eram muito difíceis no dia de hoje e nos próximos dias”, disse, realçando que a ocorrência de “vários focos” em “várias áreas muito distanciadas” dificulta a utilização de meios aéreos.

E reforçou: “Quando há um grande incêndio, ou dois no máximo, é fácil pegar nos meios aéreos que estão no Algarve e os que estão no norte e levá-los para o centro, se for necessário. Havendo o risco de fogos diversos, em vários lugares, não se pode desguarnecer aquilo que está preparado para intervenções a nível mais regional e local”.

Um dos dias “mais complicado”

A Proteção Civil indicou que esta sexta-feira foi dos dias “mais complicados” em termos de fogos, porque houve muitos e ao mesmo tempo, contabilizando até às 19:30 113 incêndios, que mobilizaram 4.600 operacionais.

A avaliação foi feita num balanço em conferência de imprensa do segundo comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes.

No Porto Santo, mostrou-se esperançado em que a situação evolua de forma positiva durante a noite e expressou a sua solidariedade com os autarcas dos concelhos afetados, bem como com os operacionais que estão a combater os incêndios.

“Estou solidário e acompanho o que eles estão a fazer”, salientou, remetendo também a sua solidariedade para as populações situadas perto das frentes de fogo, que, embora não estejam previstas evacuações, “passam por susto”.

O Presidente da República chegou esta quinta-feira ao Porto Santo para um curto período de férias, estando o regresso a Lisboa marcado para sábado.

Trata-se de uma visita particular, sem agenda conhecida, mas, para além de “matar saudades”, Marcelo disse que tem também como propósito promover a ilha enquanto destino turístico, numa altura em que o setor está a ser afetado pela crise pandémica.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O Marcelo já ligou ao Costa? E o que é que o Costa disse? Que não se preocupasse porque estava tudo nos trinkes. Foi assim em 2005 quando o 44 andava a tombar leões no Kénia e Portugal estava a arder. Já lá vão 15 anos. Mas a conversa da treta é sempre a mesma. Que vão obrigar os proprietários a limpar os terrenos, que vão fazer prevenção para que os incêndios acabem ou sejam reduzidos. Só ontem houve 300 incêndios. E Portugal está em alerta máximo. Bem faria se não estivesse. Agora que o Marcelo deixa de estar de papo para o ar e vai pegar numa mangueira pode ser que as coisas melhorem. Cambada de incompetentes.

  2. A treta do costume e nada de medidas de fundo aplicadas até aqui, promessas sim, de resto já enjoa de ouvir políticos com conversa de xaxa que nada resolve e tudo continua na mesma de um ano para o outro, brevemente virá um iluminado do governo dizer que este ano até ardeu menos que nos anos anteriores, só não dirá que cada vez há menos por onde arder. Incendiários andam à vontade, os nossos militares que deveriam fazer patrulha a todo o país durante os meses críticos, estão nas casernas sem ocupação, os terrenos sem acessos apesar dos largos milhões que há anos atrás vieram da UE para esse fim e se esfumaram, os terrenos por limpar, os do Estado pior ainda, as florestas todas desorganizadas, há atualmente mais possibilidade de meios de vigilância, mas por cá não existem. CHEGA

  3. O P.R, o Papa, o 1º M, a P.C, os B.V’s e até o Ti Jaquin e aTi Maria, andam todos preocupados. Todos menos a cadeia de interessados na negociata do fogo !….Em portugal, os incêndios durante o período estival tornaram-se o nosso cartão de visita e virá talvez a ser uma atracão Turística !…sabe-se lá ??

  4. São os politicos que temos…mas o povo continua votando sempre nestes incompetentes…tanto investimento com o dinheiro do povo e todos os anos a mesma miseria…acredito que isto so la vai com a quarta Republica…

  5. Esta questão dos fogos em Portugal tem que ter um fim …. ou será que, não interessa a muita gente ?? Parece-me mais isto, não interessa acabar com os fogos, há muita gente interessada … ganham anualmente milhões !! Porque não se investiga devidamente ??? Porque não se previne mais, colocando mais gente em pontos chave, ajudadas pelas próprias forças armadas que estão nos quartéis e que deveriam ajudar mais. Porque se admite tanta publicidade aos fogos, não concluíram ainda que tudo isso é contraproducente …. porquê informar e elucidar dos distritos mais em risco de incêndio ??? É para despenalizar os fdp dos incendiários, que assim já sentem que o crime que vão cometer está mais protegido ??? Os deputados também já deviam ter revisto a pena a aplicar a estes fdp, que deveria ser aumentada para os 25 anos, pois em muitos casos têm havido mortes e os prejuízos são sempre enormes. Abaixo e morte aos óbis do fogo e a quem com eles colabore … investigue-se e punam-se estes cabrões e estes fdp.

RESPONDER

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …