/

Prejuízos do Novo Banco podem ser de 1,8 mil milhões (e obrigar Estado a nova injecção de capital)

1

O Novo Banco deverá apresentar prejuízos entre 1,6 e 1,8 mil milhões de euros no ano de 2017. Um número que agrava para quatro mil milhões de euros as perdas do banco em quatro anos e que deverá obrigar o Estado a nova injecção de capital na instituição financeira.

Depois de o Expresso ter avançado, no passado sábado, que o Novo Banco deverá ter um prejuízo acumulado de mil milhões de euros, em 2017, o Jornal de Negócios avança números ainda mais preocupantes.

De acordo com o jornal económico, os prejuízos na instituição bancária devem ascender a entre 1,6 e 1,8 mil milhões de euros no exercício transacto.

Uma verba que se justifica, segundo o Negócios, com o “esforço de provisionamento” que o banco tem levado a cabo. Desde 2014, o Novo Banco acumulou “mais de três mil milhões de euros em provisões e imparidades”, refere o mesmo jornal, frisando que mais de dois mil milhões tinham como objectivo cobrir eventuais perdas futuras em empréstimos concedidos.

As contas do banco só deverão estar fechadas em Março, mas a confirmarem-se os números será o quarto ano consecutivo de prejuízos para o Novo Banco.

Entre 2014 e 2016, o banco apresentou perdas acumuladas de 2,3 mil milhões. No total destes últimos quatro anos, os prejuízos podem assim chegar aos quatro mil milhões de euros, como nota o Negócios.

A situação faz prever uma nova injecção de capital, por parte do Estado, no Novo Banco. Mas o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, considera que é “prematuro” falar do assunto, uma vez que os bancos estão ainda a fechar as contas e que ainda não está “apurado com exactidão” o valor das perdas, declarou à SIC.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.