Preços do gasóleo e da gasolina vão disparar 16 e 10 cêntimos. Já há filas para abastecer

5

Mário Cruz / Lusa

Filas de carros para abastecer numa bomba de gasolina na Amadora.

Filas de carros para abastecer numa bomba de gasolina na Amadora.

Os preços do gasóleo e da gasolina vão disparar, na próxima semana, com subidas superiores a 16 e a 10 cêntimos por litro, respectivamente. São aumentos superiores em dois cêntimos ao que se tinha anunciado ontem.

Estes aumentos devem-se à escalada nos preços do petróleo, nos mercados internacionais, que continuam a subir devido à guerra na Ucrânia.

O barril de Brent encerrou, na sexta-feira, a 118,18 dólares, valor que é um máximo desde 2008.

Assim, o preço do gasóleo deverá subir 16 cêntimos na próxima semana, mais dois cêntimos do que o inicialmente previsto. Já a gasolina simples 95 deverá aumentar em 10 cêntimos, também mais dois do que os 8 apontados na sexta-feira.

Com estas notícias, muitos portugueses têm corrido para as bombas de gasolina para abastecerem os seus carros antes do aumento de preços. Em vários postos de abastecimento, há filas de carros para atestarem.

O Governo anunciou, nesta sexta-feira, um conjunto de medidas para conter o impacto da subida dos preços dos combustíveis, entre as quais o aumento do desconto no Autovoucher, de cinco para 20 euros, e o prolongamento até 30 de Junho da redução extraordinária das taxas do ISP, mantendo a descida em dois cêntimos na gasolina sem chumbo e em um cêntimo no gasóleo.

“Ou Governo intervém, ou vamos ter fome nos campos”

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (Adaco) já alertou para o “impacto brutal” que a subida dos preços dos combustíveis terá “em todos os sectores da nossa agricultura”, mas sobretudo no “pecuário que já está a braços com os preços absurdos das rações e da palha para os animais”.

A Acado pede, assim, ao Governo que aumente os descontos no gasóleo agrícola numa exposição escrita enviada à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Ou o Governo intervém, ou vamos ter fome nos campos, com milhares de agricultores a abandonar as suas explorações”, avisa ainda a Adaco.

A Adaco também pede ao Governo que impeça “o contínuo aumento dos preços das rações para os animais”, bem como a regulamentação e aplicação da “medida decidida pela Assembleia da República em 2021, de comparticipar nos custos com a electricidade“.

“Os agricultores vendem os seus produtos a preços baixíssimos, enquanto os preços dos combustíveis, da electricidade, das rações, dos fertilizantes, não têm parado de aumentar e as despesas dos agricultores para produzirem são incomportáveis”, aponta ainda a associação.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. Estou a pensar em comprar um Cavalo para rebocar o meu Carro, minhas duvidas, será que também tenho que levar ao IMTT para a vistoria anual, AT imposto de circulação, Aprovação do partido dos animais PEN, vou pensar nos Prós e Contras, ou mudar a minha residência para a fronteira de Espanha.

    • Boa ideia, ainda não tinha pensado nisso. Sempre é mais fácil de manter, mais barato que um carro e assim não há impostos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.