/

Preço da gasolina desce em 2019 (e está a caminho do valor mais baixo em dois anos)

Marcelo Camargo / ABr

Há 12 semanas seguidas que os preços dos combustíveis estão a descer. Na próxima semana, o mesmo vai acontecer, com a diminuição nos impostos.

A gasolina poderá descer até cinco cêntimos por litro a partir de dia 1 de janeiro, dos quais dois cêntimos resultam da descida semanal e os outros três da quebra no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e energéticos (ISP), avança o Jornal Económico. Já o valor do gasóleo vai cair até dois cêntimos.

O preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal está atualmente nos 1,469 euros, enquanto o gasóleo vale 1,347 euros por litro, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia. A confirmarem-se as descidas, o preço da gasolina recua para valores de março de 2016. Já o gasóleo passa a valer o mesmo que no início de 2018.

Os dados da DGEG indicam que, desde 8 de outubro, altura em que os preços começaram a cair, a gasolina desceu 17 cêntimos, enquanto o gasóleo recuou 13 cêntimos por litro. Apesar destas descidas, de acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas é o sexto mais caro em toda a União Europeia.

Já o gasóleo ocupa a 11ª posição entre os 28 países do espaço comunitário. O documento da Comissão Europeia também diz que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível em Portugal vai diretamente para os cofres do Estado.

Os valores cobrados pelos postos nacionais são muito superiores aos preços praticados, por exemplo, na vizinha Espanha. O gasóleo custa menos 15 cêntimos por litro, enquanto a gasolina vale menos 22 cêntimos. Isto significa que, se o condutor passar a fronteira para atestar um depósito de 60 litros de gasolina uma vez por semana – quatro vezes por mês – vai poupar mais de 630 euros por ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.