Preço da gasolina desce em 2019 (e está a caminho do valor mais baixo em dois anos)

Marcelo Camargo / ABr

Há 12 semanas seguidas que os preços dos combustíveis estão a descer. Na próxima semana, o mesmo vai acontecer, com a diminuição nos impostos.

A gasolina poderá descer até cinco cêntimos por litro a partir de dia 1 de janeiro, dos quais dois cêntimos resultam da descida semanal e os outros três da quebra no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e energéticos (ISP), avança o Jornal Económico. Já o valor do gasóleo vai cair até dois cêntimos.

O preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal está atualmente nos 1,469 euros, enquanto o gasóleo vale 1,347 euros por litro, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia. A confirmarem-se as descidas, o preço da gasolina recua para valores de março de 2016. Já o gasóleo passa a valer o mesmo que no início de 2018.

Os dados da DGEG indicam que, desde 8 de outubro, altura em que os preços começaram a cair, a gasolina desceu 17 cêntimos, enquanto o gasóleo recuou 13 cêntimos por litro. Apesar destas descidas, de acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas é o sexto mais caro em toda a União Europeia.

Já o gasóleo ocupa a 11ª posição entre os 28 países do espaço comunitário. O documento da Comissão Europeia também diz que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível em Portugal vai diretamente para os cofres do Estado.

Os valores cobrados pelos postos nacionais são muito superiores aos preços praticados, por exemplo, na vizinha Espanha. O gasóleo custa menos 15 cêntimos por litro, enquanto a gasolina vale menos 22 cêntimos. Isto significa que, se o condutor passar a fronteira para atestar um depósito de 60 litros de gasolina uma vez por semana – quatro vezes por mês – vai poupar mais de 630 euros por ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Denunciantes são "essenciais para combater a corrupção", mas em Portugal há "falta de sensibilidade"

Esta segunda-feira, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que em Portugal "existem falhas de sensibilidade" face aos denunciantes, que "não são protegidos", apesar de serem "absolutamente essenciais para combater a corrupção", frisando o exemplo de Rui …

Produtores de vinagre italiano perdem batalha pela exclusividade do termo "balsâmico"

Os produtores de vinagre italiano de Modena reclamavam a exclusividade do termo "balsâmico". O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) não lhes deu razão. Segundo a BBC, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) …

Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE "é o partido mais plural da sociedade portuguesa"

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora. Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção …

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …