/

Preço do pão aumenta 20% em janeiro

7

José Pestana / Flickr

A mão de obra representa 33% dos custos nas áreas da panificação e pastelaria

O aumento dos custos de produção está na origem da subida dos preços. O preço do pão vai aumentar para fazer face aos custos mais elevados da indústria, como a matéria prima, os combustíveis e o salário mínimo.

Em Janeiro de 2018, o preço do pão irá aumentar cerca de 20%. O preço não subia há seis anos, mas os industriais garantem agora que já não é possível manter os valores.

Em declarações ao Correio da Manhã, António Fonte, presidente da Associação de Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte, explica que “o agravamento dos custos de produção não permite alternativa“.

António Fonte não avança com um valor exato para o aumento do preço do pão, mas estima que o aumento ronde os vinte por cento. “Com o aumento do salário mínimo em 4,1%, vamos ter de aumentar, na devida proporção, os profissionais que, justamente, ganham acima do salário mínimo”, explica.

Segundo um estudo, citado pelo CM, a mão de obra representa 33% dos custos nas áreas da panificação e pastelaria, a matéria-prima utilizada representa outros 33% e 20% correspondem a energia e combustíveis.

Assim sendo, o elevado preço dos combustíveis, a previsão de aumento da energia, gás e eletricidade no próximo ano e o aumento do salário mínimo são os principais motivos da atualização do preço do pão.

Em 2018, a carcaça passará a custar 16 cêntimos no Porto e 24 cêntimos em Lisboa. Em Braga, deverá subir para os 13 cêntimos e em Coimbra para os 17. Já no Algarve, cada carcaça deverá passar a custar 20 cêntimos.

Também o preço dos ovos deverá conhecer um novo aumento, depois de nos últimos dois meses ter subido quase 60%. De 85 cêntimos, passou para 1,40 euros por dúzia (classe A, tamanho L), mas a mesma caixa poderá custar dois euros, já em 2018.

ZAP //

7 Comments

  1. Só gostaria de saber porque razão os preços do pão são diferentes nas cidades mencionadas no artigo… Perguntar não ofende, né???

  2. Desde que a “Geringonça” mal amanhada entrou em funções, tem sido cão e gato a querer mamar no Estado, nos contribuintes em geral, ou seja, o país está a saque. Muitas das decisões que no tempo de Passos Coelho eram logo rotuladas de polémicas, agora, é tudo normal… mas pronto, que se há de fazer, não passo de um tipo de direita ressabiado, é o que a esquerdalha chupas diria logo. Não sou de esquerda nem de direita. Há muito que deixei de acreditar nos governantes, sejam de que cor política forem. Todos mamam.

  3. Atrás do aumento do pão mais coisas hão-de vir é inevitável perante o momento em que vivemos para se pôr num lado terá que se retirar de outro, sempre assim foi!.

  4. É como se diz – não podem ver a camisa lavada a um pobre…
    Quando cortaram nos salários nunca baixaram o preço aos artigos que se compram.
    É sempre a subir…
    Nunca vi padeiro com estabelecimento ir á falência.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.