/

Preço das casas subiu 4,5 vezes mais do que os salários nos últimos dez anos

Nos últimos dez anos, o preço médio das casas em Portugal subiu 4,5 vezes mais do que o vencimento médio de um trabalhador por conta de outrem.

Em média, nos últimos dez anos, o preço das casas subiu 4,5 vezes mais do que o salário médio dos trabalhos portugueses por contra de outrem, avança o Diário de Notícias.

No final do ano passado, segundo dados divulgados pela consultora Confidencial Imobiliário, o preço das habitações estava 46% acima dos níveis registados no início da década. Por outro lado, no mesmo período de tempo, o salário médio dos trabalhadores portugueses subiu cerca de 10%.

Isto mostra que, embora o aumento dos salários tenha sido relativamente marginal, o preço das casas disparou desenfreadamente. Desta forma, os portugueses sofreram um grande golpe no seu poder de compra, dificultando a compra de casa.

No final de abril do ano passado, o salário médio bruto de um trabalhador por contra de outrem era de 1188,1 euros. Este valor constitui um aumento nominal de 157 euros em relação aos dados relativos a 2010.

O vencimento médio inclui “para além da remuneração de base, todos os prémios e subsídios regulares (diuturnidades, subsídios de função, de alimentação, de alojamento, de transporte, de antiguidade, de produtividade, de assiduidade, de turno, de isenção de horário, por trabalhos penosos, perigosos e sujos, etc.), bem como o pagamento por horas suplementares ou extraordinárias”.

Ainda esta segunda-feira, um estudo revelou que é mais difícil arrendar casa em Lisboa do que em Berlim ou Barcelona. Os números, desenvolvidos pelo grupo de investigação Morfologia e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), apontam para uma taxa de esforço de 58%, no caso de Lisboa, enquanto que na capital da Alemanha é 40% e na cidade espanhola de 45%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.