É mais difícil arrendar casa em Lisboa do que em Berlim ou Barcelona

Um estudo divulgado esta segunda-feira pelo jornal Público revela que é mais difícil arrendar casa em Lisboa do que em Berlim ou Barcelona.

Os números, desenvolvidos pelo grupo de investigação Morfologia e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), apontam para uma taxa de esforço de 58%, no caso de Lisboa, enquanto que na capital da Alemanha é 40% e na cidade espanhola de 45%.

Para chegar a estes números, os investigadores tiveram por base um casal com um dependente, para um apartamento de tipologia T2 com 95 metros quadrados. Depois, foram levados a cabo cruzamentos entre os rendimentos e o valor das rendas.

Um T2 em Lisboa, segundo os números apresentados pelo matutino, apresenta uma renda de 916 euros, contra os 1.170 em Barcelona e os 1.491 euros em Berlim.

A nível dos rendimentos familiares, em Lisboa estão fixados por volta dos 1.563 euros, contra 2.614 de um catalão e os 3.727 euros de um berlinense.

Tendo em conta estes valores, a equipa da FAUP concluiu que a taxa de esforço de um casal português chega aos 58% – é quase o dobro da referência (30%). Em Barcelona este valor está fixando nos 45% e em Berlim nos 40%.

Os dados relativos ao rendimento mediano equivalente por tipo de agregado usados nesta análise foram retirados das Estatísticas Europeias sobre Rendimentos e Condições de Vida relativos a 2018, frisa o jornal Público, dando conta que estes permitem comparar a situação do agregado proposto em cada uma das cidades analisadas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Face a este panorama, que todos sentimos, ocorre uma pergunta: onde é que o Porta65 tem a “cabeça” com os limites de renda que impõe???

  2. Face a este panorama eu pergunto, quem foram os anormais que votaram no Medina? É que ele e as suas políticas são o que está de facto a transformar esta cidade num parque de diversões. PSD idem, faria o mesmo de certeza. Esta corja tem demasiados interesses ligados ao turismo e vai destruir a cidade. Tem de haver alguém que com bom senso limite a especulação e proteja os cidadãos não turistas.

  3. Depois de pôr o país todo a pagar os transportes em Lisboa e Porto, o Medina vai agora pôr o país todo a suportar as rendas na grande capital do império. A CML vai ao mercado arrendar casas e depois suportará a diferença para valores comedidos, aceitáveis para as famílias. Quem pagará serão todos os Portugueses, e nestes estão incluídos muitos que não têm escolas, hospitais, justiça… nem emprego no interior do país.
    Assim sim, cada vez mais um país a duas velocidades. Rume tudo a Lisboa porque isso é o que está a dar!

RESPONDER

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …