Preço da gasolina sobe pela sexta semana consecutiva

1

Pela sexta semana consecutiva, o preço da gasolina apresenta uma subida de preço, aumentando 1,5 cêntimos por litro. Por outro lado, o preço do gasóleo vai descer meio cêntimo por litro.

O preço da gasolina continua a aumentar em Portugal. A partir desta segunda-feira, o preço da gasolina sobe para 1,473 euros por litro — um aumento de 1,5 cêntimos. Para os carros a diesel, o gasóleo desce meio cêntimo para 1,389 euros por litro.

Num espaço de seis semanas, de acordo com o Jornal i, o preço da gasolina subiu 6,1 cêntimos. Um rumo diferente daquele registado no início do ano, em que o preço dos combustíveis desceu durante 12 semanas seguidas. A diminuição dos impostos foi a principal razão da descida.

Os preços dos combustíveis podem variar, dependendo do posto de abastecimento, da marca e da zona onde abastece o seu veículo.

Ainda assim, segundo o último relatório de Bruxelas, o preço médio da gasolina 95 em Portugal é o quinto mais alto de toda a União Europeia. No que toca ao gasóleo, o preço é o 10º mais alto. Os dados mostram que a fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.

O preço do gasóleo face ao do petróleo é o dobro do que era no tempo da Troika, noticiou o ZAP em janeiro deste ano. A partir de 2015, o preço dos combustíveis deixou de acompanhar o preço do petróleo.

A resposta está, em grande parte, nos impostos. Apesar de terem sido aplicados mais impostos diretos durante o mandato de Passos Coelho, é o atual governo liderado pelo PS de António Costa que tem aplicado mais impostos indiretos.

Além da componente fiscal, o aumento da razão entre o preço dos combustíveis e do barril de petróleo é também explicada, apurou o ZAP, por um aumento da margem das gasolineiras.

ZAP //

1 Comment

  1. Mais uma promessa cumprida pelo atual Governo: Quando o petróleo subir no mercado internacional baixaremos o imposto! Viu-se.
    Lembrem-se disto quando forem votar para as Europeias e para o próximo Governo. Bandalhos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.