Preço da gasolina sobe pela sexta semana consecutiva

Pela sexta semana consecutiva, o preço da gasolina apresenta uma subida de preço, aumentando 1,5 cêntimos por litro. Por outro lado, o preço do gasóleo vai descer meio cêntimo por litro.

O preço da gasolina continua a aumentar em Portugal. A partir desta segunda-feira, o preço da gasolina sobe para 1,473 euros por litro — um aumento de 1,5 cêntimos. Para os carros a diesel, o gasóleo desce meio cêntimo para 1,389 euros por litro.

Num espaço de seis semanas, de acordo com o Jornal i, o preço da gasolina subiu 6,1 cêntimos. Um rumo diferente daquele registado no início do ano, em que o preço dos combustíveis desceu durante 12 semanas seguidas. A diminuição dos impostos foi a principal razão da descida.

Os preços dos combustíveis podem variar, dependendo do posto de abastecimento, da marca e da zona onde abastece o seu veículo.

Ainda assim, segundo o último relatório de Bruxelas, o preço médio da gasolina 95 em Portugal é o quinto mais alto de toda a União Europeia. No que toca ao gasóleo, o preço é o 10º mais alto. Os dados mostram que a fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.

O preço do gasóleo face ao do petróleo é o dobro do que era no tempo da Troika, noticiou o ZAP em janeiro deste ano. A partir de 2015, o preço dos combustíveis deixou de acompanhar o preço do petróleo.

A resposta está, em grande parte, nos impostos. Apesar de terem sido aplicados mais impostos diretos durante o mandato de Passos Coelho, é o atual governo liderado pelo PS de António Costa que tem aplicado mais impostos indiretos.

Além da componente fiscal, o aumento da razão entre o preço dos combustíveis e do barril de petróleo é também explicada, apurou o ZAP, por um aumento da margem das gasolineiras.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma promessa cumprida pelo atual Governo: Quando o petróleo subir no mercado internacional baixaremos o imposto! Viu-se.
    Lembrem-se disto quando forem votar para as Europeias e para o próximo Governo. Bandalhos!

RESPONDER

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …