/

Pela primeira vez em cinco semanas, preço dos combustíveis vai subir

O ciclo vai terminar com a subida do preço dos combustíveis a partir da próxima segunda-feira. O gasóleo tem margem para subir 1 cêntimo e a gasolina 1,5 cêntimos. 

O preço dos combustíveis deverá subir a partir da próxima semana, interrompendo assim o ciclo de quedas.

Segundo cálculos do Jornal de Negócios, há uma margem para uma subida de 1,5 cêntimos na gasolina simples 95 e para um aumento de 1 cêntimo no gasóleo. Se este cenário se verificar, a gasolina pode subir para 1,512 euros por litro e o gasóleo para 1,383 euros por litro.

O Negócios analisou as variações face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Nas últimas quatro semanas, os preços verificaram várias quedas, depois da acentuada subida na primeira semana do ano, altura em que as gasolineiras decidiram incorporar nos preços a taxa de carbono e o aumento da incorporação de biocombustíveis.

Contudo, adianta o mesmo diário, só esta sexta-feira é que o Governo publicou a portaria com a taxa do carbono a vigorar este ano, que habitualmente é retroativa a de janeiro. Na gasolina o “valor do adicionamento” passa para 53,65 euros por cada mil litros, enquanto no gasóleo sobe para 58,45 euros – um aumento de 85% em ambos os casos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.