/

O preço das cebolas é um presságio do futuro político na Índia

No passado, o preço das cebolas traçou o destino dos governos indianos. Agora, o primeiro-ministro Narendra Modi está a enfrentar uma crise que pode ameaçar a sua vitória nas próximas eleições.

No passado, o preço das cebolas fez cair governos em eleições na Índia. Agora que o preço deste alimento entrou em colapso, muitos agricultores empobrecidos garantem que vão fazer o primeiro-ministro Narendra Modi pagar por isso nas eleições deste ano.

Quedas acentuadas nos preços das cebolas e batatas atingiram gravemente a economia rural nos grandes estados. Depois de várias entrevistas a agricultores, os jornalistas da Reuters notaram um marcado ressentimento contra o partido nacionalista hindu, o Partido Bharatiya Janata (BJP), de Modi, por não ajudar a manter os rendimentos nas zonas rurais.

O preço das cebolas pode mesmo ser um presságio do futuro político na Índia. Nas eleições estaduais de 1998, por exemplo, uma forte variação do preço deste produto essencial levou à queda do Governo do BJP na capital Nova Deli.

Por sua vez, nas eleições gerais de 1980, os elevadíssimos preços da cebola ajudaram Indira Gandhi (Partido do Congresso) a derrubar um Governo de coligação que integrava políticos que mais tarde formaram o BJP, conta o Público.

Nas últimas semanas, vários agricultores, afetados pela queda dos preços, organizaram protestos no país, bloqueando auto-estradas e inundando estradas de cebolas, depois de os preços terem caído para uma rupia por quilo (um fragmento de um cêntimo de euro), uma colheita que custa cerca de oito rupias (pouco mais de um cêntimo) a produzir.

No entanto, o matutino adianta que, devido à ação dos intermediários, os consumidores não beneficiaram com os preços mais baixos.

Em Maharashtra, o principal estado produtor de cebola, os preços do produtor caíram 83%, uma desvalorização influenciada pelos excedentes da colheita da temporada anterior e pelo baixo número de pedidos de exportação do Médio Oriente e do Sudeste asiático.

Em Uttar Pradesh, o estado mais populoso da Índia que foi crucial na vitória de Modi em 2014, há um problema semelhante relativamente aos preços das batatas.

Ambos os estados são dominados por eleitores rurais que, em conjunto, foram responsáveis pela eleição de 128 deputados dos 545 membros da câmara baixa do Parlamento. Na prática, resultados eleitorais fracos nestes dois estados traduzem-se a uma derrota quase certa de Modi nas eleições marcadas para maio, ou podem fazer com que os nacionalistas hindus seja forçados a formar um Governo de coligação.

Os agricultores afirmam que as falhas no programa governamental de apoio às colheitas e a fraca procura externa contribuíram para o atual excesso de cebolas. Além disso, enquanto o preço da cebola desceu, aumentaram os custos dos fertilizantes e nutrientes para as plantações, graças, em parte, ao enfraquecimento da rupia.

Acresce ainda o facto de o BJP ter entrado em funções no Governo em 2014 determinado em abandonar a política de subsídios. Segundo o Público, este plano pode ter resultado enquanto os preços se mantiveram relativamente altos, mas deixou o partido vulnerável nas zonas agrícolas, quando os preços desceram.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.