O preço das cebolas é um presságio do futuro político na Índia

No passado, o preço das cebolas traçou o destino dos governos indianos. Agora, o primeiro-ministro Narendra Modi está a enfrentar uma crise que pode ameaçar a sua vitória nas próximas eleições.

No passado, o preço das cebolas fez cair governos em eleições na Índia. Agora que o preço deste alimento entrou em colapso, muitos agricultores empobrecidos garantem que vão fazer o primeiro-ministro Narendra Modi pagar por isso nas eleições deste ano.

Quedas acentuadas nos preços das cebolas e batatas atingiram gravemente a economia rural nos grandes estados. Depois de várias entrevistas a agricultores, os jornalistas da Reuters notaram um marcado ressentimento contra o partido nacionalista hindu, o Partido Bharatiya Janata (BJP), de Modi, por não ajudar a manter os rendimentos nas zonas rurais.

O preço das cebolas pode mesmo ser um presságio do futuro político na Índia. Nas eleições estaduais de 1998, por exemplo, uma forte variação do preço deste produto essencial levou à queda do Governo do BJP na capital Nova Deli.

Por sua vez, nas eleições gerais de 1980, os elevadíssimos preços da cebola ajudaram Indira Gandhi (Partido do Congresso) a derrubar um Governo de coligação que integrava políticos que mais tarde formaram o BJP, conta o Público.

Nas últimas semanas, vários agricultores, afetados pela queda dos preços, organizaram protestos no país, bloqueando auto-estradas e inundando estradas de cebolas, depois de os preços terem caído para uma rupia por quilo (um fragmento de um cêntimo de euro), uma colheita que custa cerca de oito rupias (pouco mais de um cêntimo) a produzir.

No entanto, o matutino adianta que, devido à ação dos intermediários, os consumidores não beneficiaram com os preços mais baixos.

Em Maharashtra, o principal estado produtor de cebola, os preços do produtor caíram 83%, uma desvalorização influenciada pelos excedentes da colheita da temporada anterior e pelo baixo número de pedidos de exportação do Médio Oriente e do Sudeste asiático.

Em Uttar Pradesh, o estado mais populoso da Índia que foi crucial na vitória de Modi em 2014, há um problema semelhante relativamente aos preços das batatas.

Ambos os estados são dominados por eleitores rurais que, em conjunto, foram responsáveis pela eleição de 128 deputados dos 545 membros da câmara baixa do Parlamento. Na prática, resultados eleitorais fracos nestes dois estados traduzem-se a uma derrota quase certa de Modi nas eleições marcadas para maio, ou podem fazer com que os nacionalistas hindus seja forçados a formar um Governo de coligação.

Os agricultores afirmam que as falhas no programa governamental de apoio às colheitas e a fraca procura externa contribuíram para o atual excesso de cebolas. Além disso, enquanto o preço da cebola desceu, aumentaram os custos dos fertilizantes e nutrientes para as plantações, graças, em parte, ao enfraquecimento da rupia.

Acresce ainda o facto de o BJP ter entrado em funções no Governo em 2014 determinado em abandonar a política de subsídios. Segundo o Público, este plano pode ter resultado enquanto os preços se mantiveram relativamente altos, mas deixou o partido vulnerável nas zonas agrícolas, quando os preços desceram.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …