Preço do azeite vai subir

O preço do azeite para o consumidor final vai subir nos próximos tempos devido a uma queda da produção nacional em 2014 e aumento do custo na origem, avançou a secretária-geral da Casa do Azeite.

“O preço do azeite na origem, pago pelo preço da azeitona, teve um aumento na ordem dos 60%, fator que, aliado à quebra de 20% na produção nacional, vai ter de refletir-se no preço ao consumidor final”, disse hoje à agência Lusa a secretária-geral da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal -, Mariana Matos, à margem do III Congresso Ibérico do Azeite, a decorrer em Abrantes, no distrito de Santarém.

d.r. plotcontent.com

A secretária-geral da Casa do Azeite, Mariana Matos

A secretária-geral da Casa do Azeite, Mariana Matos

“O preço do azeite, na origem, tem vindo a sofrer um aumento sistemático e muito significativo desde o final do verão de 2014, aumento de preços que tem vindo a acentuar-se à medida que se conhecem melhor os dados da última campanha de produção, que apontam, em termos mundiais, para uma quebra muito significativa da produção de azeite”, notou Mariana Matos.

“Essa quebra foi motivada pelas más condições climatéricas que se fizeram sentir em alturas cruciais para o ciclo de produção da azeitona, como a altura da floração e vingamento dos frutos, e a fase final da maturação”, observou a responsável.

“Com uma quebra tão acentuada na produção mundial, é natural que o preço na origem tenha um significativo aumento, é a lei da oferta e da procura”, lembrou, acrescentando que, por enquanto, o preço ao consumidor ainda não reflete esta situação.

No entanto, avançou Mariana Matos sem quantificar, o preço “deverá progressivamente ser ajustado para refletir o maior custo da matéria-prima na origem”.

Segundo defendeu, a desvalorização do euro “terá um impacto positivo nas exportações de azeite, tendo em conta que grande parte das exportações se destina a países extracomunitários.

Por outro lado, essa desvalorização pode contrariar um pouco o aumento do preço do azeite na origem, minimizando o impacto negativo desse aumento nas exportações”, observou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal continua na lista negra das economias com "desequilíbrios"

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com "desequilíbrios" macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia. O documento, um relatório de análise no âmbito …

Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 …

Projeto do Chega sobre castração de pedófilos é "inconstitucional" (mas debate ainda é hipótese)

A Comissão de Assuntos Constitucionais decidiu hoje, por maioria, que o projeto-lei do Chega sobre castração química não preenche os requisitos constitucionais para subir a plenário, mas remeteu a decisão do seu agendamento para o …

Velório de Laura Ferreira será reservado à família

O velório de Laura Ferreira, mulher do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que morreu na terça-feira, durante a noite, em Lisboa, será esta quarta-feira, no centro funerário de Cascais, disse à Lusa fonte próxima da família. A …

Governo que estar em "contacto direto com cada região". Iniciativa arranca em Bragança

O executivo socialista ruma esta quarta-feira ao distrito de Bragança, para o arranque da iniciativa "Governo mais próximo", que, até quinta-feira, inclui visitas à região de ministros e secretários de Estado e uma reunião do …

Tem mais um dia para validar faturas para o IRS

As Finanças alargaram o prazo por mais um dia para que os contribuintes validem as faturas para o IRS. Isto acontece após os utilizadores terem verificado dificuldades ao entrar no portal esta terça-feira. A Autoridade Tributária …

Montijo. PS acusa autarcas do PCP de serem "forças de bloqueio"

O PS/Setúbal considera o investimento do aeroporto do Montijo "absolutamente imprescindível" e critica os autarcas do PCP da região. O PS/Setúbal acusa os autarcas do PCP da região de se transformarem em “forças de bloqueio ao …

MP arquivou processo de racismo. Nicol Quinayas e segurança acusados de agressão mútua

                  O Ministério Público arquivou a queixa de racismo feita por Nicol Quinayas contra o segurança da empresa 2045, Hernâni Pacheco. No mesmo despacho, de agosto do ano passado, o MP acusou tanto a jovem como …

"Almofada" da Segurança Social recebeu 51 milhões do negócio de casas com Câmara de Lisboa

O negócio de venda e arrendamento à Câmara de Lisboa de 11 edifícios da Segurança Social daquela cidade trouxe prejuízos ao Estado e permitiu a transferência de 51 milhões de euros para o Fundo de …

Roosevelt e Churchill planeavam invadir os Açores

O Presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill tinham um plano para invadir os Açores se Salazar não concedesse facilidades militares aos Aliados com a ameaça nazi, disse um especialista …