Precários do Estado já começaram a entrar nos quadros

Mário Cruz / Lusa

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva

O processo de regularização e integração dos trabalhadores precários nos quadros já arrancou. Depois das autarquias, vários organismos do Estado já colocaram nos quadros alguns funcionários com vínculos laborais precários que desempenhavam funções em permanência.

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança a notícia nesta segunda-feira, este é o caso da Cinemateca Portuguesa, da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros ou do Instituto da Segurança Social, que concluíram concursos neste verão, admitindo algumas dezenas de candidatos para os quadros.

É de salientar que depois dos candidatos apresentarem os requerimentos para a integração, estes têm ser avaliados pelas Comissões de Avaliação Bipartida, onde estão representados também os sindicatos. Por sua vez, os pareceres favoráveis têm de ser homologados pelos respetivos ministérios antes de serem abertos os concursos de admissão do pessoal.

De acordo com o diário e tendo em conta o número de avisos publicados em Diário da República, o número de pessoas que já terão sido efetivamente admitidas corresponderá a uma muito pequena parte dos 32 mil requerimentos apresentados. Nos últimos meses, 12,5 mil requerimentos tiveram parecer favorável.

Atualmente, existem cerca de 2500 vagas abertas pelos concursos para integração de precários já lançados, sendo que a maioria “pertence aos Ministérios do Trabalho, da Defesa e da Saúde”, aponta o Negócios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois "grandes partidos", o PS e o PSD, …